Os partidos PL e Novo formalizaram nesta quinta-feira (24) uma aliança no Rio Grande do Sul, lançando oficialmente o deputado federal Luciano Zucco como pré-candidato ao governo estadual. O ato também confirmou os nomes de Marcel van Hattem (Novo) e Ubiratan Sanderson (PL) como pré-candidatos ao Senado.
A coluna havia adiantado anteriormente sobre a possibilidade de união destes lados, o que se confirmou neste evento. O ato marca o início de uma frente de centro-direita que pretende disputar com força as eleições de 2026 no território gaúcho. O evento contou também com a presença dos presidentes estaduais das siglas: Giovani Cherini (PL) e Marcelo Slaviero (Novo).
Marcel van Hattem foi enfático ao destacar a importância das eleições de 2026 para o futuro democrático do país. Para o deputado do Novo, a atual gestão federal representa uma “ameaça à institucionalidade, ao endossar regimes autoritários como o de Nicolás Maduro, na Venezuela”. Ele defendeu que os partidos de centro-direita se unam para apresentar um projeto de nação pautado em liberdade, equilíbrio entre os poderes e respeito às instituições.
Zucco, que lidera a oposição na Câmara dos Deputados, afirmou que o projeto conjunto representa um “resgate” do Rio Grande do Sul, em meio aos desafios enfrentados nos últimos anos. Segundo ele, a aliança será ampliada com o diálogo junto a outros partidos do campo da direita, como Progressistas e Republicanos. Já Sanderson reforçou que a proposta é pautada em convicções e não por conveniência, destacando princípios como liberdade econômica e eficiência na gestão pública.



