A saída do deputado estadual Dr. Thiago Duarte (União Brasil) da Assembleia Legislativa para assumir a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do governo Eduardo Leite deve abrir espaço para o retorno de Ruy Irigaray, segundo suplente do partido nas eleições de 2022. Segundo apuração de GZH, apesar de a convocação ainda não ter sido oficializada, nos bastidores a posse é dada como certa.
A primeira suplente da legenda, Bárbara Penna, trocou de partido desde a eleição, o que pode impedir sua convocação, conforme interpretação da legislação eleitoral. Ela, no entanto, argumenta que a mudança ocorreu devido a violência política sofrida, caso que, segundo diz, está sob segredo de Justiça. Penna afirma confiar que ficará com a vaga, enquanto a Assembleia ainda analisa o impasse jurídico.
O governador Eduardo Leite anunciou nesta terça-feira (1º) que Dr. Thiago Duarte assumirá a SJCDH no lugar de Fabrício Peruchin, também do União Brasil. Em publicação nas redes sociais, Leite destacou a experiência de Duarte na área da saúde e seu perfil técnico e político como fatores que qualificam a escolha.