Novo PTB renasce como partido de esquerda e mira retorno às raízes trabalhistas
Pesquisar
Foto: PTB/Weleson Nascimento

Novo PTB renasce como partido de esquerda e mira retorno às raízes trabalhistas

Após fusão que extinguiu antiga sigla, nova direção aposta em reconstrução com viés nacionalista e inicia coleta de assinaturas

Compartilhe esta notícia:

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), anteriormente liderado por Roberto Jefferson, está sendo reorganizado como uma legenda de esquerda. A nova direção, comandada por Vivaldo Barboza, afirma que o movimento representa uma retomada das bases do trabalhismo.

“O PTB comandado por Roberto Jefferson deixou de existir ao se fundir com o Patriota, formando o PRD. A partir desse vácuo, decidimos refundar o PTB com um perfil de esquerda e nacionalista”, explicou Barboza, que deixou o PSB para assumir a nova sigla.

Para se tornar apto a lançar candidatos oficialmente, o partido precisa alcançar pelo menos 547 mil assinaturas de apoiadores. “Cumprimos as etapas iniciais de cartório, publicação no Diário Oficial e autorização do TSE. Agora estamos na fase mais desafiadora, que é a coleta das assinaturas”, afirmou o presidente, ressaltando que a logomarca histórica será mantida.

Barboza também revelou que alguns deputados federais já manifestaram interesse em se filiar ao novo PTB, caso a formalização seja concluída com sucesso.

Roberto Jefferson, que liderou o partido até 2021, encontra-se em prisão domiciliar desde que foi alvo de investigações. Em outubro de 2022, durante a campanha presidencial, ele protagonizou um episódio violento ao reagir com tiros e granadas contra agentes da Polícia Federal que cumpriam ordem de prisão.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.