Os dois candidatos que disputariam a segunda etapa da eleição para o comando estadual do partido chegaram a um entendimento que define toda a sucessão dos próximos quatro anos. O deputado estadual Valdeci Oliveira assumirá a presidência da sigla no Rio Grande do Sul, enquanto a deputada estadual Sofia Cavedon ficará na vice-presidência.
O acordo estabelece uma divisão temporal do comando partidário. Valdeci Oliveira ocupará a presidência nos primeiros dois anos do mandato, sendo substituído por Sofia Cavedon na segunda metade do período. Essa alternância no comando representa uma solução negociada para evitar o desgaste de uma disputa interna prolongada. Entre os petistas, a solução está sendo tratada como uma “gestão compartilhada”.
A decisão encerra o processo eleitoral que se estenderia até o final de julho com a realização do segundo turno. As negociações para chegar ao acordo duraram vários dias e foram concluídas na terça-feira. Com isso, o PT gaúcho define sua nova liderança sem passar pelo desgaste de uma segunda rodada de votação interna.



