Aprovada reserva de vagas para transexuais no serviço público de Porto Alegre
Pesquisar
Foto: Júlia Urias/CMPA

Aprovada reserva de vagas para transexuais no serviço público de Porto Alegre

Segundo o projeto, consideram-se pessoas transexuais e travestis aquelas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído quando de seu nascimento, a partir do critério da autodeclaração

Compartilhe esta notícia:

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (6/8) projeto de lei que reserva às pessoas transexuais e travestis 1% das vagas oferecidas nos concursos públicos para servidores efetivos e para os estagiários no município. A proposta é de autoria da vereadora Natasha Ferreira (PT). Também foram aprovadas a emenda 01 e a subemenda 01 à emenda 01.

Segundo o projeto, consideram-se pessoas transexuais e travestis aquelas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído quando de seu nascimento, a partir do critério da autodeclaração. A fim de atestar a veracidade da autodeclaração, serão instituídas comissões de heteroidentificação que atuarão preliminarmente à investidura dos candidatos em cargos efetivos.

“Este projeto tem a intenção de contribuir no combate à transfobia também presente no contexto da prestação dos serviços públicos do Município de Porto Alegre e garantir a inclusão da população de travestis e transexuais no serviço público municipal”, explica a autora.

*Com a informação CMPA

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.