A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, anunciou nesta quarta-feira (27) que foi diagnosticada com câncer de mama. A revelação foi feita durante reunião no Senado, quando a parlamentar destacou a importância do diagnóstico precoce e afirmou estar em tratamento. “Eu estou num enfrentamento à doença e estou tendo a coragem de fazer esse anúncio público”, disse.
Segundo a senadora, o diagnóstico foi realizado há um mês, e em apenas 18 dias ela passou por cirurgia, retornando às atividades legislativas poucos dias depois. “Com cinco dias eu estava aqui no Senado trabalhando, com dor, com todos os cuidados. Só foi difícil não abraçar os colegas nesse período. Mas o diagnóstico precoce foi o fundamental para eu estar como estou”, relatou.
Damares afirmou ainda que, devido ao desgaste físico causado pelo tratamento, precisou adiar a leitura de informes e denúncias na Comissão de Direitos Humanos, que preside. A parlamentar, no entanto, garantiu que pretende retomar as atividades em breve e se colocou como “a membro mais legítima” da nova subcomissão do Câncer, instalada na Comissão de Saúde, já que ela própria enfrenta a doença.