O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) participou, ao lado do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), de uma reunião com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, para alinhar os detalhes da missão oficial que será realizada no país asiático a partir desta quinta-feira (7).
A comitiva, organizada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, contará com a presença de representantes do governo federal, além do Deputado Paulo Pimenta, único representante do Congresso Nacional.
Convidado pelo ministério em reconhecimento ao seu trabalho à frente das ações de reconstrução no Rio Grande do Sul, Pimenta integrará a missão com o objetivo de atrair investimentos estratégicos para o território gaúcho, com ênfase nas regiões menos desenvolvidas, como a metade sul.
Durante a visita, que percorrerá as cidades de Pequim e Shanghai, além das províncias de Jiangsu e Guangdong, o deputado participará de uma série de agendas institucionais com foco no fortalecimento da cooperação internacional e na promoção do desenvolvimento regional. Entre os compromissos confirmados estão:
- Apresentação de experiências chinesas em políticas de desenvolvimento territorial, com destaque para modelos de sucesso aplicados à redução das desigualdades regionais e à dinamização de economias locais, exemplos para a metade sul do Rio Grande do Sul;
- Reunião com o Fundo de Cooperação Sul-Sul, voltada à captação de recursos para a reconstrução do Rio Grande do Sul, com foco em projetos de resiliência climática e infraestrutura sustentável;
- Encontros com representantes do Banco dos BRICS e de empresas chinesas, para fomentar novas parcerias comerciais, atrair investimentos produtivos, exportações para o mercado chinês, além de impulsionar o setor industrial do estado.
Segundo Paulo Pimenta, a missão representa “um passo decisivo na estratégia de reconstrução do Rio Grande do Sul e no fortalecimento de uma agenda de desenvolvimento regional inclusiva, que valorize as potencialidades de cada território e gere oportunidades para quem mais precisa”.
O deputado reforçou ainda que as ações estão em sintonia com a orientação do presidente Lula, que tem priorizado a recuperação do estado após as enchentes e a promoção de políticas públicas voltadas à superação das desigualdades regionais.



