O vereador Ramiro Rosário e o deputado estadual Felipe Camozzato, ambos do Novo, enviaram um ofício ao consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre alertando sobre uma possível ameaça à segurança de brasileiros e americanos provocada por declarações de Eduardo Bueno, o Peninha. Segundo os parlamentares, em vídeo em seu canal no YouTube, o jornalista e escritor deixou a entender que poderia haver um atentado em uma das casas do empresário Elon Musk. Peninha afirmou isso ao comentar que sua filha estaria morando próximo a residência em Austin, no Texas.
Segundo Rosário e Camozzato, as falas de Bueno são “agressivas e graves” e podem incentivar atos de violência por parte de seus seguidores. Eles destacaram ainda que existe risco ao corpo diplomático norte-americano em Porto Alegre, uma vez que recentemente uma manifestação foi feita na frente da embaixada. Os parlamentares ainda afirmam que Peninha deve ir a público esclarecer suas declarações e que seja monitorado.
A ação dos legisladores ocorre em meio a uma série de outras polêmicas envolvendo Bueno, incluindo comentários controversos sobre a morte do ativista norte-americano Charlie Kirk. As declarações já geraram repercussão e levaram a críticas de diferentes setores sobre os limites da liberdade de expressão e o risco de incitação à violência. A PUCRS chegou a cancelar um evento de Peninha que iria ocorrer neste domingo (14), no Salão de Atos Ir. Norberto Rauch.



