O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (11) que o governo federal atuará para impedir a aprovação de um projeto de anistia a condenados por atos golpistas que está sendo articulado no Congresso Nacional. A declaração foi dada em entrevista exclusiva ao Jornal da Band, gravada poucas horas antes do Supremo Tribunal Federal (STF) condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão no julgamento da trama golpista.
Ao ser questionado sobre a postura de partidos da base aliada que defendem a anistia, Lula foi enfático: “O governo vai trabalhar contra a anistia. É importante você saber”, afirmou. A fala do presidente reforça a posição do Executivo de não compactuar com medidas que possam beneficiar os responsáveis pela tentativa de golpe de Estado.
Nos últimos dias, o governo intensificou a articulação política para barrar a proposta no Congresso Nacional. A ministra Gleisi Hoffmann, responsável pela articulação política da Presidência, reuniu-se com 11 ministros, incluindo representantes de partidos do Centrão, para alinhar estratégias e pressionar pela manutenção da punição aos envolvidos nos atos golpistas.



