O prefeito Sebastião Melo defendeu nesta quarta-feira (10) em Brasília, a necessidade das cidades encontrarem soluções sustentáveis para o crescimento econômico diante do impacto das mudanças climáticas. Como vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), ele participou da abertura do Seminário de Governança Climática e 2º Encontro Cidades Verdes Resilientes: A Governança Climática que o Brasil Precisa, no auditório da Procuradoria-Geral da República.
Também estiveram presentes no evento as ministras do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; da Cultura, Margareth Menezes; dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo; e o ministro das Cidades, Jader Filho.
Criado em 2024, o Programa Cidades Verdes Resilientes ajuda os municípios a se prepararem para os impactos da mudança de clima, com seis áreas de atuação: verde urbano, gestão do solo, soluções baseadas na natureza, eficiência energética, mobilidade sustentável e resíduos sólidos.
Até sexta-feira (11), o encontro vai reunir autoridades, especialistas, sociedade civil e parceiros internacionais para debater adaptação e mitigação climática, financiamento, instrumentos econômicos e avaliação do Plano Clima.
Usina do Gasômetro – O prefeito Sebastião Melo segue com agendas em Brasília para viabilizar a cessão em definitivo da Usina do Gasômetro para Porto Alegre. Na quinta-feira, 11, novos encontros devem tratar sobre o tema.
Trânsito – Melo e a secretária executiva de Assuntos Federativos, Fátima Daudt, levaram ao Ministério dos Transportes o pedido de autorização para implantação da ‘’faixa azul’’, exclusiva para motociclistas. Ainda em caráter experimental na avenida Assis Brasil, a pintura da faixa já foi feita pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), mas a implementação oficial depende da autorização da Senatran.



