Levantamento divulgado nesta quarta-feira (3) pelo Rio Grande Record e realizada pela Real Time Big Data mostra a corrida eleitoral no Rio Grande do Sul para 2026 com dois cenários estimulados para a disputa ao Palácio Piratini. No primeiro cenário, o deputado federal Luciano Zucco (PL) aparece à frente, com 26% das intenções de voto, seguido pela ex-deputada Juliana Brizola (PDT) com 20% e Edegar Pretto (PT) com 19%. No segundo cenário, Zucco lidera com 24%, seguido de Sebastião Melo (MDB), com 21%, e Juliana, com 20%. A pesquisa também traz a rejeição dos pré-candidatos, com Juliana Brizola e Edegar Pretto registrando 37% e 36%, respectivamente, e Zucco 32%.
Para a disputa ao Senado, quando serão eleitos dois candidatos, o levantamento mostra Eduardo Leite (PSD) como favorito em um cenário, com 45% das intenções, seguido de Manuela D’Ávila (sem partido) com 24% e Marcel van Hattem (Novo) com 17%. Em outro cenário, Manuela lidera com 28%, seguida de Marcel com 22% e Paulo Pimenta (PT) com 20%. A pesquisa aponta ainda que a aprovação do governo de Eduardo Leite chega a 64%, enquanto 33% desaprovam sua gestão.
A pesquisa, realizada entre os dias 2 e 3 de setembro, ouviu 1,2 mil eleitores, com margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O levantamento também avaliou a corrida presidencial de 2026, indicando empate técnico entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 42% e 40% das intenções, respectivamente. Nos cenários com Eduardo Leite (PSD), Lula lidera com 45% e o gaúcho registra 17%.



