Neste domingo (21), a cidade de Porto Alegre se soma às capitais brasileiras em protestos contra a PEC da Blindagem. A concentração será às 14h, na Redenção, reunindo movimentos sociais, sindicatos e coletivos que classificam a proposta como ameaça ao combate à corrupção.
Além da capital gaúcha, manifestações foram convocadas em 30 cidades do Brasil, incluindo Brasília, Salvador, Recife e Florianópolis. Artistas como Chico César, Caetano Veloso e Fernanda Takai confirmaram participação em atos culturais que integram a mobilização nacional.
Em Porto Alegre, os organizadores reforçam que a população está mobilizada contra o que chamam de tentativa de legalizar a impunidade parlamentar. O ato também se posiciona contra a possibilidade de anistia a condenados por crimes relacionados a atos antidemocráticos.
A proposta aprovada pela Câmara estabelece que qualquer processo contra parlamentar só pode avançar com autorização do Congresso. Para os críticos, a medida resgata regras já abolidas em 2001 e representa um sério risco à democracia.
Agência Brasil.



