Após mais de 11 horas de debates, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na madrugada desta quinta-feira (23), o projeto de lei que autoriza a concessão parcial dos serviços do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) à iniciativa privada. A proposta recebeu 21 votos favoráveis e 14 contrários.
A votação ocorreu uma semana após a sessão anterior ser suspensa, em meio a um conflito entre manifestantes e a segurança da Casa, quando parte do público foi impedida de acompanhar o plenário.
Com a aprovação, a prefeitura está autorizada a estruturar uma parceria com empresas privadas. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) já realiza um estudo sobre o modelo de concessão.
Pelo texto aprovado, a captação e o tratamento da água seguem sob gestão pública, enquanto a distribuição, a cobrança, o tratamento de esgoto e a manutenção da rede poderão ser assumidos por uma concessionária.
Já os serviços de drenagem urbana e de proteção contra enchentes permanecem sob responsabilidade do poder público. No entanto, o projeto abre brecha para que novas estações de captação e tratamento, criadas após a sanção da lei, possam ser operadas pela iniciativa privada.
O texto também garante estabilidade aos servidores e impede a extinção de cargos no DMAE. Além disso, permite que os recursos obtidos com a concessão sejam usados para subsidiar tarifas e financiar obras de saneamento, especialmente nas áreas de drenagem e contenção de cheias.
O governo do prefeito Sebastião Melo defende que a medida é necessária para que Porto Alegre alcance, até 2033, as metas previstas no Novo Marco do Saneamento. Segundo a justificativa da prefeitura, o município já está próximo de atingir 99% de cobertura com água potável, mas ainda precisa chegar a 90% de coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, apenas 52,84% dos domicílios estão conectados à rede de esgoto.
A oposição votou contra a proposta e defende uma alternativa que mantenha o DMAE sob controle municipal, com investimentos públicos e captação de recursos externos para modernizar o setor. Para os vereadores contrários à concessão, experiências recentes de privatizações no estado resultaram em serviços precários e tarifas elevadas.
Confira como votaram os vereadores de Porto Alegre sobre a concessão do Dmae
Projeto que permite a concessão dos serviços do Departamento Municipal de Água e Esgotos à iniciativa privada foi aprovado na Câmara Municipal.
Votaram a favor da concessão
-
Alexandre Bobadra (PL)
-
Carlo Carotenuto (Republicanos)
-
Cláudia Araújo (PSD)
-
Comandante Nádia (PL)
-
Coronel Ustra (PL)
-
Gilson Padeiro (PSDB)
-
Giovani o Gringo (Republicanos)
-
Hamilton Sossmeier (Podemos)
-
Idenir Cecchim (MDB)
-
Jessé Sangali (PL)
-
José Freitas (Republicanos)
-
Luciano Marcantonio (Podemos)
-
Marcos Felipi (Cidadania)
-
Mariana Lescano (PP)
-
Mauro Pinheiro (PP)
-
Moisés Barbosa (PSDB)
-
Psicóloga Tanise Sabino (MDB)
-
Rafael Fleck (MDB)
-
Ramiro Rosário (Novo)
-
Tiago Albrecht (Novo)
-
Vera Armando (PP)
Votaram contra a concessão
-
Aldacir Oliboni (PT)
-
Alexandre Bublitz (PT)
-
Atena Roveda (PSOL)
-
Erick Dênil (PCdoB)
-
Giovani Culau e Coletivo (PCdoB)
-
Grazi Oliveira (PSOL)
-
Jonas Reis (PT)
-
Juliana de Souza (PT)
-
Karen Santos (PSOL)
-
Marcelo Bernardi (PSDB)
-
Natascha Ferreira (PT)
-
Pedro Ruas (PSOL)
-
Roberto Robaina (PSOL)
-
Yuri Ferrer (PDT)