COLUNA | Protocolado nesta segunda-feira pedido de impeachment contra prefeito e vice de cachoeirinha
Pesquisar
Foto: Reprodução

COLUNA | Protocolado nesta segunda-feira pedido de impeachment contra prefeito e vice de cachoeirinha

A denúncia, elaborada pela Gavião Assessoria Jurídica, possui 14 páginas e acusa os gestores de abuso de poder político e econômico, corrupção eleitoral e uso indevido de recursos públicos

Compartilhe esta notícia:

O vereador suplente e líder comunitário Valdemir de Almeida, conhecido como Xereta, protocolou nesta segunda-feira (20) na Câmara de Vereadores de Cachoeirinha um pedido de cassação dos mandatos do prefeito Cristian Wasem Rosa e do vice-prefeito João Paulo Martins. A denúncia, elaborada pela Gavião Assessoria Jurídica, possui 14 páginas e acusa os gestores de abuso de poder político e econômico, corrupção eleitoral e uso indevido de recursos públicos.

Entre os principais pontos levantados, o documento cita a distribuição gratuita de milhares de pares de tênis a alunos da rede municipal às vésperas das eleições, o repasse irregular de R$ 2,7 milhões a pessoas e empresas privadas durante as enchentes de maio de 2024 e o uso da estrutura e da comunicação institucional da prefeitura com fins eleitorais. A denúncia ainda menciona suposto superfaturamento na compra de telas interativas, pressão sobre servidores públicos e férias concedidas a comissionados para atuação em campanhas políticas.

O pedido solicita que a Câmara instaure uma Comissão Processante com base no Decreto-Lei 201/1967, e que o caso seja encaminhado ao Ministério Público Eleitoral e ao Ministério Público Estadual para investigação de eventuais crimes de corrupção, peculato e prevaricação. O advogado Hendrix Gavião dos Santos, autor do documento, pede julgamento “totalmente procedente”, alegando que os atos do Executivo teriam desvirtuado recursos públicos “em um momento de grave calamidade, para fins eleitorais e pessoais”.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.