O vereador Roberto Robaina (Psol) anunciou nesta segunda-feira (6) que vai solicitar a prorrogação da CPI do Desmonte do Dmae para aprofundar as investigações envolvendo o vereador Gilvani Dalloglio (Republicanos), conhecido como Gilvani, o Gringo. Segundo Robaina, caso o pedido não seja aceito, ele pretende propor a abertura de uma nova CPI voltada exclusivamente à apuração das ações do colega parlamentar durante o período das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
A declaração ocorre em meio ao avanço do processo de cassação contra Gilvani, protocolado na última sexta-feira (3) na Câmara Municipal de Porto Alegre. O pedido, apresentado pelo presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, aponta suposta quebra de decoro parlamentar durante o depoimento do vereador à CPI do Dmae.
Durante a sessão da CPI nesta segunda-feira, o clima foi de tensão entre os parlamentares. Gilvani, o Gringo, afirmou que “quem bota a cara não é para se queimar” e prometeu apresentar novos dados à comissão. Na sequência, Robaina reiterou que está acompanhando de perto a situação e defendeu que a Câmara aprofunde as investigações para garantir transparência e responsabilização.