A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na madrugada desta quinta-feira (23), o projeto que autoriza a concessão parcial dos serviços do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) à iniciativa privada. A votação, que durou mais de 11 horas, ocorreu em meio a manifestações dentro e fora do plenário e terminou com 21 votos favoráveis e 14 contrários.
Com a aprovação, a prefeitura poderá seguir com a elaboração do modelo de parceria, que vem sendo estudado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O texto mantém sob gestão pública a captação e o tratamento da água, além da drenagem urbana e do sistema de proteção contra enchentes. Já os serviços de distribuição, manutenção da rede, cobrança e tratamento de esgoto poderão ser operados por uma empresa concessionária.
Veja como votaram os vereadores
A favor
Alexandre Bobadra (PL)
Carlo Carotenuto (Republicanos)
Cláudia Araújo (PSD)
Comandante Nádia (PL)
Coronel Ustra (PL)
Gilson Padeiro (PSDB)
Giovani o Gringo (Republicanos)
Hamilton Sossmeier (Podemos)
Idenir Cecchim (MDB)
Jessé Sangali (PL)
José Freitas (Republicanos)
Luciano Marcantonio (Podemos)
Marcos Felipi (Cidadania)
Mariana Lescano (PP)
Mauro Pinheiro (PP)
Moisés Barbosa (PSDB)
Psicóloga Tanise Sabino (MDB)
Rafael Fleck (MDB)
Ramiro Rosário (Novo)
Tiago Albrecht (Novo)
Vera Armando (PP)
Contra
Aldacir Oliboni (PT)
Alexandre Bublitz (PT)
Atena Roveda (PSOL)
Erick Dênil (PCdoB)
Giovani Culau e Coletivo (PCdoB)
Grazi Oliveira (PSOL)
Jonas Reis (PT)
Juliana de Souza (PT)
Karen Santos (PSOL)
Marcelo Bernardi (PSDB)
Natascha Ferreira (PT)
Pedro Ruas (PSOL)
Roberto Robaina (PSOL)
Yuri Ferrer (PDT)