CPI do Crime Organizado: Delegado é eleito presidente e Militar Gaúcho vice
Pesquisar
Foto: imagem meramente ilustrativa / Agência Senado

CPI do Crime Organizado: Delegado é eleito presidente e Militar Gaúcho vice

A CPI terá duração de 120 dias e contará com 11 senadores titulares e R$ 30 mil de orçamento para as atividades investigativas.

Compartilhe esta notícia:

A CPI do Crime Organizado foi oficialmente instalada no Senado nesta terça-feira (4), elegendo o senador Fabiano Contarato (PT-ES) como presidente e Hamilton Mourão (Republicanos-RS) como vice. O relator será Alessandro Vieira (MDB-SE), responsável por conduzir o inquérito e propor medidas legislativas relacionadas ao combate à criminalidade no país.

Durante a reunião de instalação, Contarato defendeu uma atuação independente e reforçou que a segurança pública “não é pauta exclusiva da direita”. Ele citou seu apoio a leis que endurecem regras penais, como a que restringe saídas temporárias e o projeto que amplia punições a adolescentes infratores.

O plano de trabalho, elaborado por Vieira, prevê o mapeamento de organizações criminosas, atualmente estimadas em 88 segundo a Senappen. A investigação abrangerá temas como lavagem de dinheiro, corrupção, tráfico de drogas e armas, e o papel das Forças Armadas na segurança de fronteiras.

Entre as autoridades convocadas estão o ministro Ricardo Lewandowski (Justiça), José Mucio Monteiro (Defesa) e diretores da Polícia Federal, Senappen e Abin. A CPI terá duração de 120 dias e contará com 11 senadores titulares e R$ 30 mil de orçamento para as atividades investigativas.

Agência Senado.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.