A decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), que cassou por 4 votos a 3 os diplomas do prefeito de Viamão, Rafael Bortoletti Dalla Nora, e do vice, Marciel “Maninho” Fauri Bergmann, movimentou o cenário político local. Embora a determinação ainda não seja definitiva e caiba recurso, o PL e o Republicanos já discutem a possibilidade de lançar Capitão Martim (Republicanos) como candidato em uma eventual nova eleição. Ainda não há nada definitivo, pois sequer ainda se sabe se o novo pleito irá de fato ocorrer. Contudo, caso isso venha a acontecer, o nome do deputado estadual é um dos favoritos dos bastidores da direita.
Com a cassação, a tendência é que o presidente da Câmara assuma interinamente a Prefeitura caso a decisão seja confirmada nas instâncias superiores. Até lá, Bortoletti e Bergmann seguem no comando da administração municipal, já que o processo ainda tramita e garante a manutenção dos cargos até o esgotamento de todos os recursos.
Nesse contexto, Capitão Martim desponta como o nome mais forte dentro do campo conservador. Interlocutores de PL e Republicanos afirmam que a eventual candidatura dele está “no radar” e pode ser oficializada caso o TRE determine novas eleições. A repercussão da decisão judicial segue intensa em Viamão, e a expectativa é de que o quadro político ganhe novos contornos nos próximos dias.



