O deputado estadual Capitão Martim (Republicanos) segue confirmado como o principal nome da direita para a disputa da Prefeitura de Viamão na eleição suplementar marcada para abril. A possibilidade já havia sido antecipada pela coluna e ganhou força com o apoio de lideranças partidárias.
O deputado federal Giovani Cherini, líder do PL no Estado, além das bases do Republicanos, avaliam a candidatura de Martim como estratégica para unificar o campo conservador no município da Região Metropolitana. A definição do novo pleito foi oficializada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), que estabeleceu o dia 12 de abril de 2026, um domingo, como data da eleição suplementar para prefeito e vice-prefeito.
A nova eleição ocorre após a cassação do prefeito Rafael Bortoletti e do vice-prefeito Maninho Fauri, ambos do PSDB, afastados definitivamente do cargo em dezembro de 2025. O TRE manteve o entendimento de que houve irregularidade eleitoral na participação dos então gestores na reabertura do Parque Saint’Hilaire, em setembro de 2024, período vedado pela legislação para inaugurações com presença de candidatos. Com o cenário definido, partidos e pré-candidatos já se movimentam para a disputa que irá redefinir o comando do Executivo municipal.



