A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre para o ano de 2026 foi empossada nesta segunda-feira (5), às 10h, no Plenário Otávio Rocha, no Centro Histórico da capital. O vereador Moisés Barboza (PSDB) assume a presidência da Casa, substituindo Nádia Gerhard (PL), após ser eleito em chapa única no dia 15 de dezembro, com 34 votos favoráveis entre os 35 parlamentares.
Além de Moisés Barboza na presidência, a Mesa Diretora será composta por Giovane Byl (Podemos) como 1º vice-presidente, Fernanda Barth (PL) como 2ª vice-presidente, Rafael Fleck (MDB) na 1ª secretaria, Ramiro Rosário (Novo) na 2ª secretaria, Aldacir Oliboni (PT) na 3ª secretaria e Roberto Robaina (PSOL) na 4ª secretaria. Esta será a primeira vez que o PSDB comandará a presidência do Legislativo porto-alegrense.
Ao comentar a posse, Moisés Barboza afirmou que pretende conduzir uma gestão pautada pelo diálogo entre diferentes campos ideológicos e pela escuta da sociedade e dos servidores da Casa. Entre as prioridades anunciadas, o novo presidente destacou a intenção de ampliar o debate e as ações relacionadas à defesa da criança e do adolescente contra abusos e violência, sem deixar de lado outros temas relevantes para a cidade.



