COLUNA | Mesmo fora da janela, Bonatto abandona PSDB e se filia ao PSD – Notícias
Pesquisar
Foto: Reprodução

COLUNA | Mesmo fora da janela, Bonatto abandona PSDB e se filia ao PSD

Apesar das controvérsias, a Justiça Eleitoral certificou que a filiaçãoestá regular

Compartilhe esta notícia:

Mesmo fora da janela partidária, o deputado estadual, professor Valdir Bonatto, deixou o PSDB e se filiou ao PSD, partido do governador do Rio Grande do Sul. O movimento chamou a atenção nos bastidores da Assembleia Legislativa. Bonatto era considerado uma das principais lideranças tucanas e justificou a mudança como justa causa partidária.

A troca de partido pode ter desdobramentos jurídicos. Aliados e adversários avaliam que o caso pode provocar discussões na Justiça Eleitoral, justamente por ter ocorrido fora do período autorizado para migração partidária sem perda de mandato, o que tende a movimentar o cenário político gaúcho nas próximas semanas.

Atualmente, o município de Viamão está sendo comandado por um grupo ligado ao seu ex-pupilo, Rafael Bortoletti, o que também contribuiu para dificultar sua permanência no PSDB. A mudança, no entanto, gerou questionamentos entre integrantes da base tucana, que classificam o ato como infidelidade partidária.

Apesar das controvérsias, a Justiça Eleitoral certificou que a filiação de Valdir Bonatto ao PSD está regular. De acordo com consulta ao Sistema de Filiação Partidária (FILIA), Bonatto está oficialmente filiado ao PSD em Viamão desde 21 de janeiro de 2026, com situação considerada regular, conforme registro efetuado pelo partido.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.