Uma pesquisa eleitoral divulgada nesta quarta-feira (18) indica o cenário da disputa ao Palácio Piratini. O levantamento, contratado pela Futura e pela Apex Partners, e realizado pelo instituto 100% Cidades, entre os dias 9 e 10 de fevereiro, mostra o deputado Luciano Zucco (PL) na liderança das intenções de voto, seguido pela deputada Juliana Brizola (PDT).
No principal cenário, Zucco aparece com 28,9% das intenções de voto, enquanto Juliana dispõe de 20,9%. Na sequência surgem Edegar Pretto (PT), com 17,3%, e Gabriel Souza (MDB), com 6,4%. Marcelo Maranata (PSDB) registra 3,2%, e Evandro Augusto (Missão), 1,2%. Outros 9,8% se declararam indecisos, enquanto 12,2% afirmaram intenção de voto branco, nulo ou em nenhum candidato.
As simulações de segundo turno mostram Zucco à frente de Pretto, Gabriel e Maranata, mas apontam equilíbrio na disputa direta com Juliana Brizola. Já Juliana lidera com folga os cenários contra Pretto e Gabriel. No confronto entre Pretto e Gabriel Souza, o petista mostra um número maior. O levantamento também testou nomes do PP, como Covatti Filho e Ernani Polo, que ficaram abaixo dos principais concorrentes.
Já na disputa ao Senado, Eduardo Leite (PSD) aparece com 40,3%, seguido por Manuela D’Ávila (Psol) com 29,8%, Marcel van Hattem (Novo) com 28,9%, Germano Rigotto (MDB) com 27,5% e Paulo Pimenta com 23,6%. A pesquisa ouviu 800 eleitores em 194 municípios, tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral.



