Companhia Municipal de Dança terá incentivo com edital que amplia preparação nas escolas
Foto: Nando Espinoda Fotografia

Companhia Municipal de Dança terá incentivo com edital que amplia preparação nas escolas

Jovens e crianças participam de Mostra Artística das Escolas Preparatórias de Dança

Compartilhe esta notícia

Porto Alegre terá incentivos para fortalecer a Companhia Municipal de Dança com o edital da prefeitura em parceria das secretarias da Cultura (SMC) e de Educação (Smed). Haverá circularidade entre as Escolas Preparatórias de base, com aulas dentro das escolas municipais, de onde sairão os alunos mais vocacionados para integrar a Companhia Jovem de Dança. Os melhores serão profissionalizados, integrando a Companhia Municipal de Dança.

Confira nossos perfis no Instagram, TwitterFacebook e Telegram e tenha acesso a todas nossas notícias.

O secretário da Cultura Gunter Axt afirma que é um momento histórico, consolidando um projeto iniciado em 2014: “O Corpo de Baile de Porto Alegre é um sonho de mais de 70 anos.” O edital de R$ 1.350 milhão pretende alcançar 600 estudantes, do 1º ao 9º ano, das escolas Senador Alberto Pasqualini, José Loureiro da Silva, Pepita de Leão, Deputado Victor Issler e Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha. Será selecionada uma organização da sociedade civil (OSC), sediada em Porto Alegre, para firmar termo de colaboração com as secretarias municipais da Educação e da Cultura. municipal. O edital de chamamento público está publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).

O edital é destinado à administração e gerenciamento de Escolas Preparatórias de dança, da Companhia Jovem de Dança e da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, realizando a contratação de profissionais e serviços para o desenvolvimento de aulas, ensaios, apresentações públicas didáticas, atividades educativas, artísticas e de formação.

O projeto sugere e amplia a diversidade de linguagens e expressões de dança nas escolas, que incluem balé, danças folclóricas, danças urbanas, jazz, flamenco, dança contemporânea, danças de salão, entre outras. Para o coordenador de dança da SMC, Airton Tomazzoni, é um investimento na transformação de crianças e jovens por meio da dança: “A valorização dessa arte que passa a beneficiar todo o segmento. Um estudante que vivencia a dança poderá ter uma oportunidade profissional, mas independente disso será um apreciador que sabe e valoriza a dança produzida na nossa cidade”.

Projetos – A Escola Preparatória de Dança (EPD) foi criada em 2014 e integra o projeto da Companhia Municipal de Dança, em uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Cultura. Os professores, bailarinos e coreógrafos profissionais atuam de forma integrada também nas Escolas Preparatórias de Dança e na Companhia Jovem de Dança. (PMPA)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!