Porto Alegre registra mais uma semana com queda na confirmação de casos de dengue – Porto Alegre 24 horas

Porto Alegre registra mais uma semana com queda na confirmação de casos de dengue

Em relação à chikungunya, foram notificadas seis suspeitas, das quais cinco foram descartadas e um caso, importado, foi confirmado. De zika, foram três notificações de suspeita, todas descartadas em exames laboratoriais.
Foto: Cristine Rochol/Arquivo PMPA

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

O Boletim sobre Arboviroses desta semana indica a manutenção da queda de notificações de suspeitas de dengue e de casos da doença em Porto Alegre e da infestação do vetor nos bairros monitorados pela prefeitura.

O dado acumulado do ano é de 4.767 notificações de suspeitas feitas à vigilância epidemiológica, com 2.969 casos confirmados (62%), dos quais 2.864 são contraídos em Porto Alegre (autóctones) e 105 são importados ou têm o local provável de infecção indeterminado. Em relação a casos contraídos na cidade, também o registro é menor em relação à semana anterior. Nesta, são informados 44 novos casos autóctones, enquanto na semana anterior foram 123. Neste ano, foram registrados quatro óbitos devido à doença. Os dados estão sujeitos à revisão e incluem informação até 18 de junho.

A baixa da temperatura registrada nas últimas semanas contribui com a diminuição sustentada da infestação vetorial na cidade e pode ter relação com a queda no número de casos novos no mesmo período. No entanto, a enfermeira Raquel Rosa, chefe da Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da SMS, destaca que, embora haja queda no número de casos, ainda há dados em processamento, o que pode alterar o cenário.

Em relação à chikungunya, foram notificadas seis suspeitas, das quais cinco foram descartadas e um caso, importado, foi confirmado. De zika, foram três notificações de suspeita, todas descartadas em exames laboratoriais.

Embora haja confirmação de casos em toda a cidade, são nove os bairros com maior incidência da doença: Jardim Carvalho, seguido por Bom Jesus, Partenon e Vila Nova e, na ordem de incidência de casos, Ipanema, Vila São José, Vila Jardim, Morro Santana e Ruben Berta. Mapa de distribuição dos casos confirmados está incluído na publicação semanal.

Além da confirmação dos casos, o Boletim da Semana Epidemiológica 24 traz dados sobre a infestação do mosquito Aedes aegypti, resultantes do monitoramento do Aedes feito pela prefeitura. Nesta semana, dois bairros da cidade de Porto Alegre estão em alerta de infestação de mosquitos, dois bairros com infestação moderada e 38 bairros com infestação baixa. Não há registro de bairro com alta infestação.

Mais noticias do Porto Alegre 24 horas

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade