A Fundação Iberê Camargo preparou uma programação especial para comemorar os 15 anos de seu centro cultural em Porto Alegre. As atividades são gratuitas e incluem visitas mediadas, oficinas e uma projeção de obras na fachada do prédio. Um show ao ar livre também faz parte da programação, com Paola Kirst interpretando textos de Iberê Camargo acompanhada pelo Grupo Kiai e por Mel Souza.
O centro cultural da Fundação Iberê Camargo foi projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza e está localizado próximo ao Guaíba, em Porto Alegre. A programação de aniversário inclui uma mediação arquitetônica, um passeio na trilha ecológica assinada por José Lutzenberger, oficinas e duas apresentações musicais.
Entre as atividades oferecidas, estão uma mediação com experimentação em gravura, uma oficina com a arquiteta e arte-educadora Bárbara Rodrigues sobre Iberê Camargo e a cidade, e uma oficina com a artista Cláu Paranhos sobre as bonecas feias e ‘idiotas’ de Iberê. Também haverá uma mediação arquitetônica para crianças, com produção de instalação, e uma mediação arquitetônica com tradução em Libras para o público em geral.
Além disso, será lançado um edital de residência artística para artistas que vivem no Rio Grande do Sul, com duas bolsas de R$ 10 mil, além de verba de produção, para residência no Ateliê de Gravura.
Veja a programação completa da Fundação Iberê Camargo:
-
- 12 de maio (sexta-feira), 15h: mediação com experimentação em gravura às 15h. Essa atividade tem número máximo de 20 participantes e é permitida a maiores de 12 anos. Inscrições podem ser feitas aqui.
- 13 de maio (sábado), 15h: oficina ”Iberê Camargo e a Cidade”, com a arquiteta e arte-educadora Bárbara Rodrigues. Essa atividade tem número máximo de 20 participantes e é permitida a maiores de oito anos. Inscrições podem ser feitas aqui.
- 14 de maio (domingo), 15h: oficina ”Bonecas Feias e ‘Idiotas’ de Iberê”, com a artista Cláu Paranhos. Essa atividade tem número máximo de 20 participantes e é permitida a maiores de 10 anos. Inscrições podem ser feitas aqui.
- 14 de maio (domingo), 17h: ”Iberê Musicalizado”, com Paola Kirst e Grupo Kiai. Em caso de chuva, o show será remarcado.
- 18 e 25 de maio (quinta-feira), 15h: Mediação arquitetônica para público às 15h. Não é necessário fazer inscrição.
- 20 de maio (sábado), 15h: oficina ”Iberê Camargo e a Cidade”, com a arquiteta e arte-educadora Bárbara Rodrigues. Essa atividade tem número máximo de 20 participantes e é permitida a maiores de 14 anos. Inscrições podem ser feitas aqui.
- 21 de maio (domingo), 15h: mediação arquitetônica para crianças com produção de instalação, com a artista multidisciplinar Ana Paula Bertoldi. Essa atividade tem número máximo de 20 participantes e é permitida a maiores de 8 anos. Inscrições podem ser feitas aqui.
- 26 de maio (sexta-feira), 15h: mediação com experimentação em fotografia arquitetônica. Essa atividade tem número máximo de 20 participantes e é permitida a maiores de 12 anos. Inscrições podem ser feitas aqui.
- 27 de maio (sábado), 15h: mediação arquitetônica Fundação e Trilha Ecológica com tradução em Libras. Essa atividade tem número máximo de 20 participantes e é permitida a maiores de 12 anos. Inscrições podem ser feitas aqui.
- 27 de maio (sábado), 18h: serão projetadas, na fachada do prédio da Fundação Iberê, obras de Iberê Camargo e de artistas que expuseram na instituição, como Magliani, Eduardo Haesbaert, Xadalu, Arnaldo de Melo, Daniel Melim, Santídio Pereira, André Ricardo, bem como da exposição ”Trama: Arte Têxtil no Rio Grande do Sul”.
- 28 maio (domingo), 17h: ”Iberê Musicalizado”, com Paola Kirst e a pianista Mel Souza. O show será no Auditório da Fundação Iberê.
- 30 de maio (terça-feira): será lançado edital de residência artística, com duas bolsas de R$ 10 mil, além de verba de produção, para residência no Ateliê de Gravura para artistas que vivem no Rio Grande do Sul.
Com a informação G1.


