A Arquidiocese de Porto Alegre recebeu um novo bispo auxiliar em uma solenidade marcante ocorrida no último sábado, dia 17. Dom Juarez Albino Destro, de 56 anos, foi ordenado na Catedral Metropolitana Mãe de Deus, na capital gaúcha. A celebração foi presidida por Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, e contou com a participação de outros líderes religiosos, como Dom Jacinto Inácio Flach, bispo da Diocese de Criciúma, cidade natal de Dom Juarez, e Dom Ângelo Ademir Mezari, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, natural de Forquilhinha.
A cerimônia foi prestigiada por bispos de diversas dioceses e estados, bem como pelos familiares de Dom Juarez, incluindo sua mãe, irmão e sobrinha. Um dos momentos mais emocionantes ocorreu durante a apresentação de um coral de crianças da Paróquia Nossa Aparecida do Guajuviras, localizada no município de Canoas, que entoaram uma música em honra à Nossa Senhora enquanto trajavam as vestes de coroinhas.
Em suas palavras, Dom Juarez expressou sua devoção e comprometimento: “Vocação, graça e Missão. Eis o tema do terceiro Ano Vocacional do Brasil, eis o lema de meu serviço episcopal, estampado no brasão, juntamente com os símbolos que expressam uma história, uma vida, uma vocação, uma missão. E tudo é graça divina.”

O bispo também aproveitou a ocasião para lembrar suas raízes: “A família de sangue, aqui representada pela mãe, irmão, cunhada e sobrinha, que também é minha afilhada de batismo. Com eles, estendo meu agradecimento a todos os familiares, Destro e Cesconetto, parentes próximos e distantes, de longe e de perto, vivos e falecidos.”
Nos próximos dias, Dom Juarez cumprirá uma agenda de celebrações na Diocese de Criciúma. Os eventos começarão em 18 de junho, às 19 horas, na Paróquia Santa Bárbara, onde o bispo foi ordenado em 1996. Em seguida, no dia 19 de junho, às 19 horas, a celebração ocorrerá na Paróquia Nossa Senhora das Graças, também em Criciúma. No dia 22, às 19h30, será a vez da Paróquia São Donato, em Içara, receber Dom Juarez, e, finalmente, no dia 25, às 19 horas, a Paróquia São Marcos, em Nova Veneza, encerrará a agenda de celebrações do bispo.



