Após novo atraso na coleta de lixo na Capital, consórcio se manifesta
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Foto: Divulgação

Após novo atraso na coleta de lixo na Capital, consórcio se manifesta

O Consórcio Porto Alegre Limpa esclareceu a situação através de nota oficial

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Nos últimos dias, os moradores de Porto Alegre têm enfrentado atrasos na coleta automatizada de lixo, resultando em contêineres lotados e uma preocupante acumulação de resíduos nas ruas da cidade. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) reconheceu o problema e prometeu regularizar a situação ao longo do dia.

Também nos últimos dias, a prefeitura afirmou que pretende rescindir o contrato com a empresa prestadora do serviço de coleta automatizada.

Após isto, o consórcio Porto Alegre Limpa, se manifestou por nota. Confira.

Nota de esclarecimento do Consórcio Porto Alegre Limpa

Desde que vencemos a licitação para atender a demanda de coleta de lixo automatizada em Porto Alegre, não medimos esforços para cumprir o contrato e prestar esse serviço essencial para a cidade e seus cidadãos.

Infelizmente, desde que iniciamos a prestação do serviço, enfrentamos alguns obstáculos. O primeiro deles com a entrega dos caminhões comprados para a realização da coleta automatizada. A entrega ocorreria em 90 dias, mas foram nove meses. Além disso, apenas uma das empresas habilitadas para o fornecimento desses caminhões mostrou-se capaz de atender a entrega em tempo do consórcio iniciar o serviço de coleta em 2022. Importante salientar que os caminhões adquiridos são determinados pelo edital da licitação.

Nosso investimento ultrapassa os R$38 milhões. Hoje, temos nove caminhões de coleta lateral e cinco caminhões de lavagem, além de 2.750 contêineres.

O problema, no entanto, existe e afeta a vida da população. Não nos eximimos de das nossas responsabilidades, assim como não descumprimos nenhuma das cláusulas contratuais. Nem todos os problemas, porém, podem ser solucionados por nós. A rota das coletas, as datas e horários são determinados por contrato pela Prefeitura. Não podemos alterar senão quando orientados a fazê-lo pelo poder público. O resultado disso, é o acúmulo de lixo em alguns locais.

Outro problema recorrente e que afeta diretamente a prestação do serviço é o descarte irregular de resíduos. Nosso contrato prevê a coleta automatizada, isso impede que façamos a coleta de materiais colocados, eventualmente, no entorno dos contêineres. Além disso, há quantidade significativa de descarte de materiais como madeiras, móveis, resíduos recicláveis, entre outros, feita nos contêineres (que são exclusivos para os resíduos orgânicos).

Como consequência, os caminhões que fazem a coleta sofrem avarias e precisam ser parados para manutenção. Nesse sentido, outro problema decorrente do processo licitatório precisa ser trazido à tona. Um dos modelos de caminhões que a licitação contempla e que adquirimos são os do modelo Lavrita. Esses caminhões apresentam muitos problemas e quebras recorrentes, impactando severamente na coleta. Ressaltamos, porém, que este modelo é um dos indicados na licitação e, por isso foram adquiridos.

Diante disso, compramos dois novos caminhões da marca Busa, em março de 2023, ampliando o investimento previsto na licitação. Tudo para poder atender à demanda da população, que não pode ser penalizada por erros ou intercorrências que não dependem dela. Um dos caminhões está em operação e o segundo está em fase de calibragem, sendo colocado nas ruas na próxima semana.

Mesmo com todos esses problemas, o sistema de geolocalização dos nossos veículos comprova que a coleta vem sendo realizada em todos os bairros sob nossa responsabilidade, ainda que com atrasos pontuais. Não paralisamos a operação em nenhum momento. E não mediremos esforços para prestar um serviço que atenda à necessidade e esteja em consonância com a licitação e o contrato vigente.

Além disso, nos próximos dias vamos instalar dois novos tipos de contêineres em um local da cidade para teste. Esse novo modelo não tem tampa (impedindo os furtos e quebras recorrentes). Queremos trazer para Porto Alegre novas soluções porque entendemos que o serviço pode ser melhorado com inovações.

Com relação ao processo instaurado pela prefeitura, apresentamos na terça-feira, 20, nossa defesa prévia, seguindo os trâmites legais. Também temos diálogo aberto e permanente com as autoridades públicas envolvidas.

Todas as medidas estão sendo tomadas para a resolução dos problemas e nos desculpamos por todo e qualquer tipo de transtorno gerados aos cidadãos de Porto Alegre, mesmo aqueles fora de nosso controle.

O que todos nós precisamos e queremos, sempre será uma Porto Alegre limpa. Isso inclui, em nosso entendimento, campanhas permanentes de educação ambiental e descarte correto dos resíduos. Para isso, estamos adesivando todos os contêineres com a indicação de qual tipo de resíduo pode ser descartado neles. Entendemos que todos somos parte desse sistema.

Sobre os bairros citados pontualmente pela imprensa e que estariam sem coleta, esclarecemos que o serviço acontecerá nesta quarta-feira, 21, conforme cronograma previsto, à noite.

Estamos à disposição para todas as dúvidas e esclarecimentos.

Flávia Lima Moreira

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