Prefeitura de Porto Alegre auxilia famílias afetadas pelo ciclone com pagamento de aluguel social
Pesquisar
Foto: Cindy Vitali/SMHARF PMPA

Prefeitura de Porto Alegre auxilia famílias afetadas pelo ciclone com pagamento de aluguel social

Medida visa garantir segurança e suporte às famílias residentes em áreas de risco após forte temporal

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Porto Alegre, liderada pelo prefeito Sebastião Melo, tomou a iniciativa de autorizar o pagamento de aluguel social às famílias que foram afetadas pelo ciclone ocorrido em 16 de junho. A medida tem como objetivo oferecer suporte às famílias que vivem em áreas de risco e foram impactadas pelas intensas chuvas. Levantamentos realizados pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab) identificaram 31 famílias na Travessa São Luís, localizada no bairro Partenon, 18 famílias na Cascata, situada na Glória, e 10 famílias no Beco Guajuviras, no bairro Aparício Borges.

O prefeito Sebastião Melo destacou a importância de garantir a segurança e o apoio necessário às famílias residentes nas áreas de risco identificadas. Equipes estão em campo, abordando as famílias afetadas, e a ampliação do aluguel social é uma medida adicional que visa agilizar o acolhimento desses moradores.

Porto Alegre conta com 142 áreas de risco, sendo 51 de muito alto risco e 91 de alto risco, conforme relatório divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil em abril. Diante desse novo levantamento, foi estabelecido um grupo de trabalho, liderado pelo secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, e pelo coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre, coronel Evaldo Rodrigues Júnior, com o propósito de discutir e propor estratégias e ações para enfrentar as áreas de risco na cidade.

André Machado, responsável pelo Demhab, ressaltou que os servidores estão realizando ações de conscientização junto às comunidades que habitam os locais de maior risco. A principal preocupação é garantir que todos os moradores compreendam os perigos de permanecerem em suas residências, por isso é solicitado que encaminhem o processo de solicitação do aluguel social o mais rápido possível no Departamento.

O aluguel social corresponde a um auxílio no valor de R$ 600,00 e deve ser solicitado pessoalmente na sede do Demhab, localizada na avenida Princesa Isabel, 1115. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo telefone (51) 3289.7210. Para aqueles que não têm condições de comparecer ao departamento, os servidores estarão realizando visitas domiciliares para auxiliar no encaminhamento dos procedimentos necessários à obtenção do aluguel social.

Com a informação Prefeitura de Porto Alegre.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.