Iniciativa inédita, o Censo Animal 2023 terá início em 24 de julho, promovido pela prefeitura da Capital. O objetivo do censo é identificar a população de cães e gatos domésticos na cidade. A AAC&T Consultoria, contratada pelo município, será responsável pela coordenação do trabalho, que envolverá o mapeamento das regiões e entrevistas em cerca de 4 mil domicílios.
De acordo com a secretária municipal da Causa Animal, Patrícia Martins, o estudo permitirá que as políticas públicas relacionadas ao manejo dessas populações sejam mais eficazes. A intenção é obter resultados que contribuam para o conhecimento da dinâmica e efetividade de estratégias como esterilização, adoção, entre outras.
A etapa de definição das áreas a serem pesquisadas, o número de residências e a metodologia a ser utilizada já foram concluídas. A veterinária Camila Marinelli Martins, responsável pelo censo, explica que o estudo utilizará uma adaptação do método do censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), combinado com uma metodologia específica da Universidade de São Paulo (USP) voltada para animais de companhia.
Serão cinco recenseadores devidamente identificados, que visitarão residências em diferentes bairros de Porto Alegre para entrevistar os tutores e coletar dados dos animais, como nome, idade e aspectos relacionados à convivência com as famílias. A expectativa é que o censo seja realizado ao longo de seis meses e seja concluído até janeiro de 2024. Para cumprir esse prazo, a colaboração dos moradores de Porto Alegre é essencial, facilitando o acesso dos recenseadores às residências e respondendo às perguntas solicitadas, ressalta Camila.



