Cemitérios municipais de Porto Alegre passam por obras para melhorias nas instalações e infraestrutura, visando oferecer um ambiente mais adequado aos visitantes e funcionários. Os cemitérios Tristeza e Belém Velho, localizados na Zona Sul da cidade, estão sendo reformados, com um investimento de aproximadamente R$ 400 mil provenientes dos recursos públicos. A previsão é de que as obras sejam concluídas no início de outubro.
No cemitério Belém Velho, serão realizadas reformas completas nos banheiros, na capela mortuária e na área administrativa, incluindo novos telhados, piso interno, portas, além de manutenção nas redes elétrica e hidráulica. As gavetas mortuárias também passarão por limpeza e pintura. A área externa e interna do cemitério também receberá pintura.
No cemitério Tristeza, além da manutenção dos banheiros, capela, administração e depósito, haverá substituição dos telhados, limpeza e pintura das gavetas mortuárias, construção de uma nova escada e calçada, instalação de novas gavetas e cerca de 500 metros quadrados de muro. Para reforçar a segurança, alarmes serão instalados em conjunto com a Guarda Municipal.
As intervenções estão sendo fiscalizadas por técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, e foram realizadas em resposta às demandas dos visitantes dos cemitérios.
“Reconhecemos a importância desses espaços para a população e pretendemos entregá-los aos frequentadores com segurança e infraestrutura adequada”, afirma Alex Souza, diretor de Áreas Verdes da pasta. O cemitério São João, o maior dos três cemitérios municipais, também está previsto para passar por obras, que ainda estão em fase de captação de recursos.



