Prefeito Sebastião Melo viaja à Colômbia para conhecer financiamentos de projetos verdes
Search
Foto: Divulgação

Prefeito Sebastião Melo viaja à Colômbia para conhecer financiamentos de projetos verdes

Objetivo é conhecer alternativas de financiamentos da instituição financeira, que já é parceira do município em investimentos de desenvolvimento urbanístico e social

Compartilhe esta notícia

O prefeito Sebastião Melo embarcou em comitiva nesta quarta-feira, 15, para Cartagena, na Colômbia, onde participa do Diálogo Regional de Política a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo da viagem é conhecer alternativas de financiamentos da instituição financeira, que já é parceira do município em investimentos de desenvolvimento urbanístico e social. Acompanham os secretários municipais de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, e de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer.

O evento é uma espécie de capacitação para gestores municipais da América Latina e do Caribe estudarem alternativas de qualificação de serviços, habitação, regularização fundiária, drenagem e abastecimento de água. Os painéis reúnem especialistas e prefeitos para discutir modelos de crédito, benefícios aos municípios, experiências de sucesso e papel do setor privado.

Para Melo, o Município possui nível baixo de investimento mesmo com arrecadação própria de impostos e repasses constitucionais. “Temos que buscar empréstimos internacionais com juros mais baixos para fazer as melhorias que a cidade precisa”, enfatiza.

O Município trabalha na elaboração de um Plano de Ação Climática com mapeamento detalhado da cidade e riscos de fenômenos naturais. Com este relatório, a prefeitura pretende canalizar esforços no investimento de infraestrutura para melhor adaptar os bairros aos impactos do clima. “Precisamos preparar a nossa cidade para esta nova realidade. O Plano de Ação Climática em elaboração na Capital nos abre diversas portas para financiamentos”, acrescenta Bremm.

Schirmer reforça que a busca por empréstimos internacionais com taxas mais favoráveis é fundamental para viabilizar melhorias necessárias na cidade. “O evento será uma oportunidade para explorar alternativas de investimento em áreas estratégicas como desenvolvimento urbanístico e social, consolidando a parceria já existente entre a instituição financeira e o município”, completa.

Melo retorna a Porto Alegre no domingo, 19. O vice-prefeito Ricardo Gomes assume como prefeito em exercício durante o período.

 

Texto: Gonçalo Valduga/PMPA
Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!