No cenário atual de economia compartilhada, a Uber, uma das maiores empresas de transporte por aplicativo, encontra-se no centro de uma polêmica que envolve a desativação das contas de mais de 100 motoristas sem fornecer explicações adequadas ou a oportunidade de defesa. Como resposta a essa situação, mais de 40 desses motoristas fizeram um protesto nesta manhã em frente à sede da Uber na Avenida Carlos Gomes, em Porto Alegre.
Mesmo após o protesto, até o momento, a Uber não forneceu uma explicação concreta sobre a razão para a exclusão das contas dos motoristas. A única resposta que os motoristas receberam foi uma mensagem automática da empresa, alegando um padrão incomum relacionado a condutas com intenção de prejudicar ou manipular o funcionamento normal da plataforma. No entanto, os motoristas alegam que a própria Uber oferece a opção de aceitar ou recusar corridas e define também dinâmicas.
O departamento de jornalismo do Porto Alegre 24 Horas conversou com um dos motoristas que teve a conta desativada e o mesmo afirmou que inclusive irá acionar as medidas judiciais cabíveis. O portal também teve acesso ao resumo fiscal do último mês deste motorista que mostra uma movimentação de 10 horas diárias de serviços prestados à plataforma, bem como boas avaliações.
O escritório de Porto Alegre da Uber informou aos protestantes que as mensagens recebidas pelos motoristas são as mesmas que eles também recebem, sem fornecer explicações adicionais.
Após a publicação da matéria, a plataforma emitiu uma nota sobre o ocorrido. Confira:
A Uber esclarece que todas as desativações de contas estão fundamentadas nas políticas e diretrizes da plataforma, como o Código da Comunidade Uber, que foi criado para que a experiência com o aplicativo seja segura tanto para motoristas parceiros quanto para usuários.
O Código proíbe atividades fraudulentas na plataforma, que afetam toda a comunidade, como por exemplo manipular o aplicativo, aceitar viagens sem ter o intuito de realizá-las ou prejudicar o oferecimento de solicitações a outros parceiros ao permanecer online sem intenção de realizar viagens.
Temos processos rigorosos em nosso suporte, feito por humanos, que analisam dados da conta e denúncias enviadas pelo aplicativo antes de tomar quaisquer medidas. Também contamos com processos de segurança recorrentes para prevenir condutas fraudulentas e desativar as contas identificadas que adotem tais práticas.
Caso o motorista parceiro entenda que houve alguma situação equivocada na desativação de sua conta, existem procedimentos para que seja solicitada à equipe de suporte uma revisão da decisão.