Durante a festa de Ano Novo, haverá mais agentes de segurança na região próxima à praia. A Guarda Municipal vai trabalhar junto com a Brigada Militar e a Polícia Civil para garantir a segurança das pessoas durante o evento e ao voltarem para casa.
O comandante-geral da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento, explicou que vão usar todas as ferramentas de vigilância nos lugares públicos, especialmente durante o Ano Novo. Eles querem fazer com que as pessoas se sintam mais seguras, para que todos possam aproveitar a festa sem preocupações.
Uma novidade é um dispositivo de segurança perto da Usina do Gasômetro, que os frequentadores podem usar em caso de emergência. Esse dispositivo se comunica diretamente com um centro de coordenação de serviços.
Se alguém apertar o botão de emergência, pode pedir ajuda médica ou chamar a polícia. O secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon, disse que a resposta será rápida em situações assim. Além disso, o dispositivo, que tem seis câmeras, será usado para monitorar o evento.
Esse dispositivo de segurança na área 1 é parte de um projeto maior que vai usar a tecnologia para ajudar as pessoas. Vão instalar um total de dez desses dispositivos em lugares onde tem muita gente. Os outros nove estão quase prontos e devem começar a funcionar no começo de janeiro de 2024.
Denúncias – Além do totem, a população pode auxiliar no trabalho da Guarda Municipal por meio de denúncias ao telefone 153. A central funciona 24 horas, a partir do Ceic-POA, e aceita ligações anônimas.
Réveillon 2024 – Trecho 1 da Orla do Guaíba
31 de dezembro, às 19h, a 1º de janeiro, às 3h
Atrações locais – Grupo Alma Gaudéria, Estado Maior da Restinga, Viny, Carol Teodoro, Reação em Cadeia e Da Guedes;
Atrações nacionais – Fundo de Quintal e Di Propósito.
Acesso gratuito.
Serviços mobilizados
Segurança – O evento contará com um esquema de segurança composto pela Brigada Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Segurança. Também haverá segurança privada contratada pela GAM3.
Trânsito e transporte – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou um esquema especial para a noite da virada, com bloqueios e desvios em ruas e avenidas da região, como Mauá, Loureiro da Silva, Edvaldo Pereira Paiva, Bento Martins, Gen. Vasco Alves e a rótula das Cuias. Saiba mais aqui.
Transporte por aplicativos – Ponto para embarque/desembarque na avenida Loureiro da Silva, próximo ao prédio da Receita Federal.
Estacionamento – São 1,5 mil vagas disponíveis no Parque Harmonia, com acessos pela Casa do Gaúcho, Rótula das Cuias e avenida Augusto de Carvalho.
Limpeza – O público terá à disposição 14 contêineres na região da Orla, desde o Gasômetro até o trecho 2. Após a festa, equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalharão nas avenidas e ruas próximas, enquanto a GAM3 ficará responsável pela limpeza da Orla 1.
Banheiros químicos – Mais de 200 deles estarão disponíveis ao público na avenida Edvaldo Pereira Paiva.
Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar ao público um posto de atendimento e cinco ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Fiscalização – Os agentes da Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF) permanecerão mobilizados, durante todo o evento, para coibir a presença de ambulantes irregulares na Orla do Guaíba. A venda de produtos no trecho 1 depende de autorização prévia da Sala do Empreendedor – localizada na avenida Júlio de Castilhos, 120.



