Nos últimos dois meses, a Carris, empresa de transporte público em Porto Alegre, tem enfrentado um desafio significativo, com suas equipes realizando reparos em coletivos com frequência alarmante. De acordo com os dados, diversas intervenções diárias são necessárias para consertar ônibus com problemas nas ruas da cidade. Entre outubro e novembro, a empresa registrou inúmeros socorros, representando situações em que os veículos apresentavam defeitos durante a viagem, resultando em atrasos e estresse para os passageiros. A Carris, atualmente em processo de privatização pela prefeitura, afirma ter resolvido muitos desses problemas nos próprios terminais, mas a frequência desses incidentes levanta questões sobre a eficiência do serviço.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, participou recentemente do programa Raio-X e falou sobre o processo de privatização da companhia. No contexto da privatização em andamento, Melo destaca a necessidade de reduzir custos e melhorar a eficiência no setor de transporte público.
O prefeito ainda justifica a privatização afirmando que o modelo público da Carris é 21% mais caro por quilômetro rodado em comparação com empresas privadas. No entanto, críticos questionam se a privatização resolverá completamente os desafios operacionais enfrentados pela Carris ou se novos problemas surgirão com a gestão privada.



