Prefeitura de Porto Alegre emite alerta epidemiológico

Notícias

Prefeitura de Porto Alegre emite alerta epidemiológico




Começa em 6 de agosto a campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite para crianças entre 1 ano e menos de 5 anos. A campanha termina em 31 de agosto. No sábado, 18, Dia D de mobilização nacional, terá passe livre nos ônibus da Capital para facilitar o acesso da população aos locais de vacinação.
Em Porto Alegre, a população de crianças nesta faixa etária é de 65.181. A rede municipal terá 128 salas de vacina de unidades de saúde abertas para vacinação. A intenção é aumentar a taxa da cobertura vacinal e alertar sobre a importância da imunização. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização garante proteção individual e é importante estratégia para manter o país livre da circulação dos vírus que provocam as doenças.




A meta é vacinar ao menos 95% das crianças na faixa etária estabelecida. Abaixo desse patamar, segundo o ministério, há risco de retorno da doença ao país, devido ao acúmulo de pessoas suscetíveis à infecção por não terem sido vacinadas.
Até junho, a cobertura vacinal da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, ficou em 80% na Capital. A enfermeira Bianca Ledur, chefe do Núcleo de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, explica que o dado considera a primeira dose (D1) do esquema vacinal de crianças de 1 ano.

Se considerados os dados do SIPNI e do Tabnet, outra ferramenta que concentra Informações de Saúde do país, a taxa média da cobertura da D1 no período de 2014 a 2018 ficou em 77% na Capital. Da vacina contra poliomielite, a taxa de cobertura da cidade é de 72,6% até junho. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.




Gripe – A Secretaria Municipal de Saúde mantém a vacinação contra gripe em 52 salas de vacina da rede municipal. Pessoas de todas as faixas etárias poderão ser imunizadas. Até o início desta semana, a porcentagem de pessoas vacinadas nos grupos prioritários é de 80%. O estoque remanescente é de aproximadamente 19 mil doses da vacina. Até a segunda quinzena de julho, foram confirmados 69 casos de influenza na cidade, com cinco óbitos. O balanço é da Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
Sarampo – Porto Alegre tem oito casos de sarampo confirmados e 11 em investigação. Os oito casos foram confirmados por critério laboratorial. Cinco pacientes são do sexo masculino (63%) e a faixa etária preponderante é a dos 20 anos (um paciente com 1 ano de idade; sete pacientes com idade entre 22 e 29 anos).




loading...
Patrocínio

Desenvolvido por: