Primavera vai começar com grande frente fria no Brasil

Tempo

Primavera vai começar com grande frente fria no Brasil

Antes desta frente fria entrar no Brasil, dois outros sistemas frontais vão influenciar algumas áreas do Sul e Sudeste, mas sem força para vencer a forte massa de ar seco e quente que predomina sobre o país há quase um mês
Foto: Reprodução

A primavera está chegando! A nova estação começa oficialmente no dia 22 de setembro, às 10h31, pelo horário de Brasília.

Em meio ao calorão, a secura do ar e ao fogo as queimadas que se espalham pelo país, a previsão da chegada de uma grande frente fria é uma boa notícia para o início da estação.

Antes desta frente fria entrar no Brasil, dois outros sistemas frontais vão influenciar algumas áreas do Sul e Sudeste, mas sem força para vencer a forte massa de ar seco e quente que predomina sobre o país há quase um mês. Assim, a chuva destas duas frentes frias vão continuar restritas a algumas áreas do Sul, especialmente ao Rio Grande do Sul e a Santa Catarina, e a poucas regiões próximas ao litoral de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro.

A grande frente fria esperada para a entrada da primavera vai começar a influenciar o país no finalzinho do inverno. A atuação desta frente fria sobre o Brasil deve ser observada entre os dias 19 e 23 de setembro.

No dia 12 de setembro, as projeções de alguns modelos de previsão numérica do tempo indicavam que a chuva desta frente fria pode se espalhar pelo interior da Região Sudeste e do Centro-Oeste e chegaria até ao norte de Goiás e de Minas Gerais.

Não se deve esperar por chuva ampla e generalizada e nem que se prolongue por vários dias. Mas se as previsões se confirmarem nos próximos dias, a primavera de 2020 deve começar com cheiro de chuva, com aumento de umidade em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste que estão tendo dias extremamente quentes e secos.

Projeção da chuva

As análises iniciais projetadas nas simulações atmosféricas feitas em supercomputadores apontam que a esta grande frente fria passe pela Região Sul do Brasil entre os dias 19 e 20 de setembro. Entre os dias 20 e 21 de setembro, esta frente fria avançará pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, mas só deve chegar ao Espírito Santo no dia 23 de setembro.

Projeção da temperatura

Além da chuva, há expectativa também de que o ar frio associado com esta grande frente fria consiga penetrar pelo interior do Brasil diminuindo o calor extremo, que tem passado dos 40°C em vários locais do Centro-Oeste.

As análises iniciais sobre massa de ar frio desta frente fria indicam que somente algumas áreas no Sul poderão ter uma queda de temperatura acentuada. Mas a entrada do vento frio pelo interior do Sudeste e sobre o Centro-Oeste pelo menos vai aliviar o calorão por alguns dias. (Clima Tempo)

Patrocínio
Publicidade

Desenvolvido por: