A Metrosul, parceira da Corsan na Região Metropolitana, inicia nesta segunda-feira, 27, a implantação de uma nova Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) em Gravataí, com investimento previsto de R$ 1 milhão. A obra integra o plano de modernização do sistema de esgotamento sanitário do município e prevê a instalação de 1,2 quilômetro de rede para transportar os resíduos até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Freeway. Com isso, a ETE Moradas do Vale será desativada nos próximos meses.
O projeto aproveitará trechos da rede existente para o novo direcionamento do esgoto, que passará a ser bombeado e tratado na ETE Freeway. As frentes de trabalho ocorrerão de forma gradativa na Avenida Anita Garibaldi e nas ruas Das Trilhas, Água Turquesa e Leonel de Vargas. O prazo estimado para conclusão é de 45 dias, sujeito a variações conforme as condições climáticas.
O prefeito Luiz Zaffalon destacou os benefícios diretos para a qualidade de vida e o desenvolvimento urbano. “Essa obra é um passo decisivo para modernizar nossa infraestrutura de saneamento, reduzir impactos como odores e ruídos em áreas residenciais e preparar a cidade para crescer com mais saúde e sustentabilidade. É uma parceria importante com a Corsan e a Metrosul que traz eficiência ao sistema e respeito à comunidade.”
Segundo a equipe técnica da Corsan, a ETE Freeway concentra tecnologia mais moderna e está localizada em área estratégica, afastada de regiões residenciais. “Este é um grande investimento que a Companhia está fazendo em Gravataí, para dar maior eficiência ao sistema de esgotamento sanitário. A desativação da ETE Moradas do Vale vai minimizar os atuais desconfortos relatados pela comunidade local, como eventuais odores e ruídos que podem ocorrer durante o processo de tratamento”, explica o gerente de operações da Corsan, Claudemir Braga Alegre.
Texto: Prefeitura de Gravataí



