A Escola Municipal São Marcos, de Gravataí, realizou na última semana a 20ª edição do Encontro Especial, que tem o objetivo de promover um espaço para acolhimento, escuta e fortalecimento das famílias com filhos atípicos. Esse é um projeto executado pela instituição de ensino há 2 anos, tendo a Secretaria Municipal de Educação (Smed) como parceira à disposição das famílias para demais atendimentos.
“O Encontro Especial da escola São Marcos traz muitos ganhos à comunidade escolar, mas o principal deles é acolher os pais e trocar experiências, tendo a certeza de que não estão sozinhos e que todos trabalham por uma educação inclusiva de qualidade, com o intuito de atender o aluno cada vez melhor”, destacou Aurelise Braun, responsável pela Smed.
As reuniões costumam ocorrer uma vez ao mês, com 25 pessoas em média. Durante os encontros, os familiares são convidados para uma roda de conversa, com a presença da direção, professores e serviço de orientação educacional e atendimento especializado.
“Trabalhamos em unidade, incluindo o estudante atípico em todos os espaços, pois vemos como aluno da comunidade São Marcos. O 20º Encontro Especial foi único, destaco aqui palavras muito faladas durante o encontro: gratidão, parceria, orgulho, alegria, assim culminando ao sentimento de pertencimento”, afirmou a diretora da escola São Marcos, Tatiane Dutra.
Estimular o empoderamento familiar é fundamental para que escola e família construam juntas uma sociedade mais inclusiva e sensível às diferenças, e são nestes momentos que muitas famílias encontram equilíbrio e coragem.
Texto: Helen Bielefeld/Prefeitura de Gravataí
								
															


