Gravataí reduz em mais de 66% casos de dengue com ações em bairros da cidade
Pesquisar
Foto: Gabriel Muniz/Prefeitura de Gravataí

Gravataí reduz em mais de 66% casos de dengue com ações em bairros da cidade

Neste ano, o município registrou 968 casos da doença até o momento

Compartilhe esta notícia:

A prefeitura reduziu, no período de um ano, em mais de 66% os números de casos confirmados de dengue em Gravataí. Neste ano, o município registrou 968 casos da doença até o momento, dentre as 2.513 notificações. No mesmo período do ano passado, eram 2.911 casos confirmados, dos 5.246 notificados. Entre os fatores atribuídos pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para esse resultado, estão medidas como o monitoramento de pontos estratégicos, ações diárias em bairros e atividades orientativas junto à população.

 

“Embora tenhamos uma diminuição importante, é fundamental continuarmos fazendo a nossa parte. É muito importante que as pessoas não deixem água parada, assim como sigam as recomendações preventivas”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

 

Cerca de 10 minutos semanais de atenção são eficazes contra a doença, visto que com esse tempo já é possível que a população faça a limpeza de locais onde os mosquitos podem se proliferar. Em caso de sintomas, mesmo que leves, todas as 30 unidades de saúde municipais são referência para o atendimento ao indivíduo com dengue.

 

“Desenvolvemos diversas ações para mitigar os focos transmissores de dengue, em especial as atividades de prevenção e promoção, como os teatros nas escolas, a participação de agentes de combate a endemias com orientações em eventos do município, como Rua Aberta e Feira do Livro, os atendimentos às denúncias e o monitoramento de locais estratégicos e com maior possibilidade de focos, como cemitérios, borracharias e ferros-velhos”, complementa a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Viemsa), Amanda Dipp.

 

Neste ano, não houve registro de óbitos em razão da doença – no ano passado, Gravataí registrou uma morte. Além disso, a taxa de incidência de 2025 é de 356,1 casos para cada 100 mil habitantes, número menor se comparado à taxa de 1.076,1 a cada 100 mil pessoas registrada no mesmo período de 2024.

 

Dia D contra a dengue

 

Neste sábado, 8, ocorre em todo o país o Dia D contra a Dengue, que busca mobilizar e conscientizar gestores públicos, profissionais da saúde e a população em geral sobre a importância das medidas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti.  Em Gravataí, equipes de saúde estarão na 11ª edição da Fearg, no Parque de Eventos Valecy Cabeleira Bitelo, com orientações e materiais educativos junto à população.

 

Vacinação

 

A SMS mantém disponível a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos. O imunizante é disponibilizado em todas as unidades de saúde de Gravataí, com esquema vacinal composto por duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. Neste ano, foram aplicadas 5.198 doses, sendo 3.361 D1 (1ª dose) e 1.837 D2 (2ª dose).

 

A vacina não deve ser aplicada em criança ou adolescente que esteja com dengue. Além disso, o menor apto a receber a vacina que já tenha contraído dengue previamente deve aguardar seis meses para receber a primeira dose do imunizante. Outras vacinas não devem ser aplicadas simultaneamente à vacina contra a dengue.

 

Orientações

 

Para mais orientações sobre a dengue, os contatos podem ser feitos junto ao Departamento de Vigilância em Saúde (Viemsa) pelos telefones (51) 3600 – 7908 e (51) 3600 – 7909. Para realizar denúncias, o cidadão pode acionar os números (51) 3600 – 7740 ou (51) 3600 – 7742 ou pelo site no link da Vigilância em Saúde, clicando aqui. (https://gravatai.atende.net/autoatendimento/servicos/solicitacao-de-emissao-de-denuncia-anonima/detalhar/1)

 

Como eliminar focos do mosquito transmissor da dengue:

– Mantenha a caixa d’água bem fechada;
– Evite água parada, em qualquer época do ano;
– Utilize telas de proteção em portas e janelas;
– Utilize repelente;
– Preencha os pratos de vasos de plantas com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana;
– Mantenha piscinas limpas e com água tratada;
– Guarde pneus em locais cobertos;
– Descarte o lixo corretamente;
– Remova folhas e objetos das calhas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais uma vez por semana.

 

Sintomas da doença (caso apresente alguns destes sintomas, procure uma unidade de saúde mais próxima):

– Dor de cabeça;
– Febre alta, acima de 38ºC;
– Dores musculares e nas articulações;
– Manchas vermelhas na pele;
– Dor atrás dos olhos;
– Náuseas e dores abdominais;
– Em casos mais graves, pode haver hemorragia e perda de líquido.

Texto: Gabriel Muniz/Prefeitura de Gravataí

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.