Gestantes de Gravataí vão contar novamente com o Programa Mãe Gaúcha em 2026. O município foi contemplado pelo serviço do Governo do Estado que beneficia gestantes em situação de vulnerabilidade social, pobreza ou extrema pobreza, pelo terceiro ano consecutivo.
O Mãe Gaúcha é responsável por distribuir kits completos para o enxoval do bebê, levando amparo para mães e recém-nascidos. Em 2025, Gravataí destinou 341 kits para futuras mamães.
O secretário municipal da Família, Cidadania e Assistência Social, Leandro Ferreira, destaca a integração com o Governo do Estado. “Gravataí tem muitos programas estaduais visando a assistência para a população em situação de vulnerabilidade. É de extrema importância focarmos em proporcionar o acolhimento e a dignidade para quem mais necessita”.
A iniciativa que também visa a emancipação social contempla gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que recebam o benefício do Bolsa Família ou que estejam aguardando o deferimento da inscrição no programa. Também é necessário que as futuras mães estejam com o pré-natal em dia.
Em Gravataí, mais informações sobre o programa e demais serviços assistenciais podem ser conferidas com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) correspondente ao bairro em que a pessoa reside. O Cras também será responsável pela distribuição dos kits após a chegada.
Mais programas
Confira mais programas do Governo do Estado que Gravataí faz parte trazendo benefícios para o setor de assistência social:
Família Gaúcha: oferece acompanhamento individualizado por Agentes de Desenvolvimento, que criam planos personalizados, oferecem renda temporária (R$ 200/mês por 22 meses), capacitação profissional (Projeto Emancipa) e inserção em políticas públicas para promover autonomia e inclusão social para famílias em situação de pobreza extrema e vulnerabilidade social.
Piso Gaúcho Regular: recurso financeiro do governo do Rio Grande do Sul destinado aos municípios para fortalecer a Assistência Social, permitindo uso flexível em serviços (básico e especial), gestão e benefícios eventuais, como o aluguel social, com o objetivo de atender as demandas locais, especialmente após as enchentes de 2024, por meio de um cofinanciamento que substitui repasses antigos por um modelo mais autônomo e direto.
Piso Gaúcho Especial:é um programa que oferece dinheiro extra para municípios aplicarem em ações de assistência social, como a construção/reforma de CRAS, CREAS, Centros POP, ou para modalidades emergenciais como Aluguel Social e Estadia Solidária, especialmente após as enchentes de 2024, ajudando a reconstruir a rede socioassistencial e dar suporte direto a famílias vulneráveis.
Texto: Prefeitura de Gravataí



