Gravataí inicia vacinação de gestantes contra o vírus sincicial respiratório, principal causa de bronquiolite em recém-nascidos
Pesquisar
Foto: Gabriel Muniz/Prefeitura de Gravataí

Gravataí inicia vacinação de gestantes contra o vírus sincicial respiratório, principal causa de bronquiolite em recém-nascidos

O imunizante tem como público-alvo todas as grávidas a partir da 28ª semana de gestação, independente da idade da mãe

Compartilhe esta notícia:

A prefeitura iniciou, nesta segunda-feira, 8, a vacinação de gestantes contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite e pneumonia em bebês menores de 6 meses. Disponível em todas as 30 unidades de saúde de Gravataí, o imunizante tem como público-alvo todas as grávidas a partir da 28ª semana de gestação, independente da idade da mãe. A recomendação é tomar dose única a cada nova gestão.

 

Com acompanhamento de pré-natal realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) Érico Veríssimo, Gabriela dos Santos, de 27 anos, aproveitou para receber o imunizante. À espera do segundo filho, a mãe destaca a importância da vacina para as gestantes e para os recém-nascidos. “Meu primeiro filho teve bronquiolite, então resolvi tomar a vacina para já proteger o meu próximo bebê”, enfatizou.

 

A vacina é aplicada na gestante, que transfere os anticorpos para o bebê durante a gestação. A dose reduz em até 80% o risco de formas graves da doença nos recém-nascidos, protege desde o nascimento e é segura. Às gestantes, é necessário levar documento de identificação e cartão de pré-natal.

 

“Todas as nossas unidades de saúde já estão com os imunizantes, então é fundamental que gestantes a partir da 28ª semana de gestação procurem o serviço de saúde mais próxima para se vacinar e manter os bebês seguros e protegidos contra a bronquiolite”, complementa o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Texto: Gabriel Muniz/Prefeitura de Gravataí

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.