Visando melhoria na receita e consequentemente em todos os setores da cidade, a Prefeitura de Gravataí promoveu um workshop para secretários municipais, adjuntos e diretores financeiros na manhã desta terça-feira, 30. O encontro, realizado no auditório da prefeitura, abordou planejamento estratégico, orçamento e controle financeiro para o próximo ano.
O workshop também teve o objetivo de atualizar os servidores sobre o cenário atual do setor público, reforçando o papel dos grupos de trabalho desenvolvidos nas secretarias municipais. “Com os grupos de trabalho, descobrimos uma nova forma de controlar o orçamento com o intuito de ter mais recursos para entregar ainda mais para a nossa sociedade”, explicou o prefeito Luiz Zaffalon.
O equilíbrio entre receita e despesa foi tema central da apresentação do secretário municipal da Fazenda, Planejamento e Orçamento, Davi Severginini, que também apontou as mudanças do cenário no setor público. “Além da pandemia, enchentes e demais emergências, o cenário nacional e do setor público muda com muita velocidade, cabe a nós fazermos as adaptações necessárias para arrecadar mais e gastar menos garantindo estabilidade para a cidade”.
O papel dos diretores financeiros foi abordado e exemplificado desde a parte estratégica até as ações operacionais que cabem aos servidores responsáveis em cada pasta. “O papel do gestor é estudar, comparar orçamentos e fazer cortes quando necessário. Se existe um mantra no governo é a zeladoria e quando há desequilíbrio em uma secretaria compromete todas as outras”, explicou Severginini.
Para manter a estabilidade e focando em aumento de receita, foi apresentado o planejamento para 2026. Apresentado pelo servidor da SMFPO, Willian Galvão, o plano visa primeiramente o equilíbrio fiscal e consequentemente um crescimento sustentável baseado em uma lógica de enquadramento de despesas, fortalecendo o compromisso público com a cidade e seus munícipes.
Texto: Eduarda Luzia/Prefeitura de Gravataí



