Gravataí recebe o Selo Cidades Antirracistas do MP/RS pelo segundo ano consecutivo
Pesquisar
Foto: Mwabonje Ringa/Pexels

Gravataí recebe o Selo Cidades Antirracistas do MP/RS pelo segundo ano consecutivo

A entrega do selo, referente ao ano de 2025, ocorreu na última quarta-feira

Compartilhe esta notícia:

Gravataí foi novamente reconhecida pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS) com o Selo Cidade Antirracistas, certificação concedida a municípios que desenvolvem ações efetivas de promoção da igualdade racial e combate ao racismo. A entrega do selo, referente ao ano de 2025, ocorreu na quarta-feira, 10, durante solenidade virtual promovida pelo MP/RS, devido às condições climáticas no Estado.

 

Para a secretária municipal da Mulher e Direitos Humanos, Analu Sônego, fortalecer políticas públicas que enfrentam as desigualdades raciais é uma prioridade do município. “Receber o selo pelo segundo ano consecutivo reafirma que Gravataí está no caminho certo, construindo políticas sólidas e comprometidas com a igualdade racial. Esse reconhecimento demonstra o esforço coletivo das equipes e o compromisso da gestão em promover uma cidade mais justa, diversa e antirracista”, destaca.

 

A iniciativa integra o Projeto Cidades Antirracistas, desenvolvido pelo MP/RS em parceria com a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), com o propósito de incentivar e fortalecer políticas públicas municipais voltadas ao enfrentamento das desigualdades raciais. Nesta edição, dez cidades receberam o selo: Gravataí, Arroio Grande, Formigueiro, Cachoeirinha, Pelotas, Caxias do Sul, Porto Alegre, Santa Maria, Passo Fundo e Canoas, destacando-se pela implementação de ações contínuas e pela estruturação de políticas de promoção da igualdade racial.

 

Para conquistar a certificação pelo segundo ano consecutivo, Gravataí comprovou a manutenção de um Conselho Municipal de Igualdade Racial ativo, a existência de um órgão administrativo especializado na pauta, a execução de ações e projetos voltados ao enfrentamento do racismo e a adesão formal ao nível básico do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).

___________________________________

Texto: Luiz Cateano / Edição: Marina Freitas

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.