Canoas apresenta medidas para reverter interdição parcial do Hospital Universitário – Notícias
Pesquisar
Foto: Bruno Ourique/Prefeitura de Canoas

Canoas apresenta medidas para reverter interdição parcial do Hospital Universitário

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Canoas anunciou na tarde desta quinta-feira (19), a criação de uma comissão para fazer o acompanhamento e a fiscalização das ações realizadas no Hospital Universitário (HU). A medida é em resposta a preocupações do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) com o funcionamento do hospital e à interdição parcial do HU.

O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa, que contou com as presenças do prefeito de Canoas, Airton Souza, da secretária municipal de Saúde, Ana Boll, do procurador-geral do Município, Éber Bunchen, do CEO da Associação Saúde em Movimento (ASM), gestora do HU, Cláudio Vitti e da superintendente da ASM, Tatiani Pacheco.

No mesmo ato, a direção do hospital informou que foram apresentadas escalas médicas completas para o Cremers. As medidas garantem a assistência da população e o funcionamento integral do hospital, que é referência para mais de 150 municípios gaúchos.

“Essa comissão terá o prazo de 30 dias para apresentar os resultados. Inclusive estou convidando o Cremers para fazer parte dessa comissão, porque não quero deixar ninguém de fora. Não é momento, e nunca será, de divergência, de combate, de intriga. Vamos encontrar, sim, soluções juntos. Por isso, pedimos que todos venham se somar nesta comissão, porque somente dando as mãos é que podemos recuperar e tornar esse hospital e a saúde de Canoas referência, de fato e de verdade, para todo o Estado”, explica o prefeito, Airton Souza.

A secretária da Saúde, Ana Boll, também destacou a importância da comissão. “Formarmos essa comissão para termos mais uma ferramenta para olhar para dentro do hospital e deixar de forma muito transparente tudo que vem acontecendo aqui. Não temos nenhum problema de abrir as portas e abrir as gavetas, como já fizemos com outras entidades. É uma comissão multi representativa, para buscar, cada vez mais, a melhoria da assistência aqui no HU”, comenta.

Além da instauração da comissão, a coletiva também serviu para a divulgação da elaboração de uma nova escala médica completa, que será entregue ao Cremers junto a um pedido de desinterdição.

O procurador-geral do Município, Éber Bündchen, destaca que os atendimentos seguem garantidos na casa de saúde. “O que nós estamos aqui hoje apresentando junto com a ASM é a escala médica completa, a qual atende as exigências de possíveis falhas apontadas pelo Cremers. Então, acreditamos que pelo bom senso e pelo atendimento às necessidades, será feita a desinterdição e mantido normalmente o atendimento na UTI Neonatal, Centro Obstétrico, Sala de Parto, Alojamento Conjunto e Internação Pediátrica toda a população regional que depende do HU. Deixamos claro que não existe nenhuma ordem judicial de fechamento ou interdição ao hospital. A população deve ficar tranquila, que não terá desassistência no Hospital Universitário. Ele não fechará de forma alguma. O atendimento continua normal”, frisa.

A superintendente da ASM, Tatiani Pacheco, também se diz otimista para uma reversão da interdição parcial. “Na data de hoje, 19 de fevereiro, a ASM recebeu, às 12h43, um comunicado oficial sobre a decisão de interdição parcial das unidades materno-infantis. A partir daí nós já vínhamos trabalhando num crescente processo de robustez das escalas. Hoje entregamos a escala formal e completa de todas as unidades. Acreditamos que com essas explicações a gente consiga reverter essa situação. Porque é muito delicado retirar bebês de uma UTI neonatal. A remoção desses bebês certamente será muito prejudicial e é importante que se diga que neste período da vistoria não teve nenhuma desassistência e nenhum setor esteve descoberto de médicos. O que houve foi o que chamamos de furos na escala, mas de fato todos foram atendidos e nós não temos reclamações dos pacientes nesse sentido”, explica.

 

Texto: Prefeitura de Canoas

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.