Gravataí está em fase final para a entrega do Complexo de Educação Especial Irmã Soledade, no bairro Castelo Branco. O espaço, que abrigará a Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial Professora Mercedes Helena Vicentini, passa pelos últimos acabamentos para a inauguração e início das atividades escolares. Atualmente, o prédio recebe serviços como ajustes finais de pintura, instalação de mobiliário, conexão da rede de internet e limpeza geral.
O Complexo de Educação Especial Irmã Soledade representa um marco no fortalecimento da educação inclusiva em Gravataí, com obras que iniciaram em 2021, resultado de um compromisso contínuo da gestão municipal com a ampliação e qualificação do atendimento educacional especializado.
A iniciativa integra ações voltadas à inclusão, com suporte de profissionais de apoio pedagógico, monitores e professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), a inauguração do espaço está prevista para o mês de março.
Voltado à qualificação do atendimento educacional especializado, o complexo foi viabilizado com investimento de R$ 8,1 milhões por parte da Prefeitura de Gravataí. A nova estrutura permitirá o atendimento de até 110 alunos, com capacidade de ampliação para 150, ampliando o acesso à educação inclusiva no município.
Para o prefeito Luiz Zaffalon, a inauguração representa uma nova etapa para a educação de Gravataí. “Com o Complexo Irmã Soledade, centenas de crianças vão ter acesso à educação inclusiva de qualidade, com a infraestrutura necessária, trazendo avanços para a saúde, aprendizado e bem estar dos mesmos”.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), o objetivo é oferecer um ambiente adequado, acessível e com suporte especializado para estudantes da educação especial. “Estamos trabalhando intensamente para realizar a inauguração oficial na primeira semana de março e garantir o início do ano letivo sem prejuízos. A direção da escola Mercedes já está em posse das chaves, realizando a mudança e os preparativos finais para receber os alunos e a equipe. É um momento histórico e de grande expectativa para a educação municipal, alunos e suas famílias, e será um centro de referência em atendimento educacional especializado”, destacou a secretária municipal de Educação, Aurelise Braun.
O Complexo
Com área total de 3.153,69 metros quadrados, o Complexo de Educação Especial Irmã Soledade conta com 93 ambientes, incluindo áreas pedagógicas, pátios, circulações internas e externas, auditório e quadra esportiva. O espaço foi projetado para atender às necessidades específicas dos alunos e fortalecer as políticas públicas de inclusão no município.
O nome do complexo homenageia a Irmã Soledade, Regina Bristot, religiosa que dedicou sua vida à educação de crianças e adolescentes em Gravataí, deixando um legado importante para a história educacional da cidade.
Texto: Luiz Caetano/Prefeitura de Gravataí



