Quase 29 mil alunos da rede pública retornaram às aulas em Gravataí – Notícias
Pesquisar
Foto: Gabriel Muniz/Prefeitura de Gravataí

Quase 29 mil alunos da rede pública retornaram às aulas em Gravataí

Para fortalecer vínculos e reforçar o sentimento de pertencimento e segurança dos alunos, profissionais da Guarda Municipal (GM) e da Brigada Militar (BM) também marcaram presença nas escolas

Compartilhe esta notícia:

Entre abraços e reencontros após dois meses de férias, cerca de 29 mil alunos da rede municipal de ensino retornaram às aulas em Gravataí nesta quinta-feira, 19. Durante o recesso, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu uma série de melhorias para promover um ambiente acolhedor e humanizado nas 75 escolas municipais e 23 escolas comunitárias que reabriram as portas aos estudantes.

 

Na manhã de ontem, a secretária municipal de Educação, Aurelise Braun, visitou escolas da rede pública para acompanhar o início do ano letivo, entre elas as instituições Áurea Celi Barbosa, Raio de Sol, Professor Adriano Ortiz Corrêa, Bom Jesus e Jerônimo Timóteo da Fonseca. “Que seja um 2026 repleto de notícias positivas para a educação de Gravataí. Estamos empenhados e trabalhando diuturnamente para elevar a qualidade de ensino dos estudantes e promover uma nova página na história da nossa educação municipal”, enfatizou.

 

Para fortalecer vínculos e reforçar o sentimento de pertencimento e segurança dos alunos, profissionais da Guarda Municipal (GM) e da Brigada Militar (BM) também marcaram presença nas escolas. Durante a operação, os agentes conversaram com estudantes e reforçaram a importância do patrulhamento contínuo e preventivo na garantia de ambientes seguros.

 

Educação pública de qualidade

 

Entre as ações na área da educação para o início do ano letivo, destacam-se as reformas e melhorias durante o recesso escolar. Entre elas, a construção de cozinhas e refeitórios, serviços de pintura, implantação de banheiro acessível e reparos estruturais.

 

A Smed também iniciou a distribuição de uniformes escolares e vai disponibilizar kits de material escolar, que serão entregues pelas próprias direções escolares, iniciativa que vai gerar uma economia de R$ 3 milhões aos cofres municipais. Além disso, novos diretores e vice-diretores tomaram posse no início do ano para o mandato de 2026-2028, medida que representa o início de um novo ciclo voltado à educação de qualidade.

 

Também destacam-se a previsão de contratação de mais de 500 servidores temporários de cargos variados, como professores, especialistas em educação (supervisores e orientadores), agentes de apoio em educação especial, secretários e vigias escolares. A iniciativa visa suprir vagas emergenciais ou substituição de servidores em licenças, garantindo que os quadros de pessoal estejam completos. Além de profissionais temporários, a Smed prevê a nomeação de novos servidores com a homologação de um concurso público recentemente realizado na área.

 

As ideias integram a parceria da gestão municipal com o Centro Lemann, uma organização que atua sem fins lucrativos para promover uma educação de qualidade no país. Para isso, a prefeitura aderiu ao acordo de cooperação com o instituto e firmou o “Compromisso Público com a Educação”, no âmbito do programa “Lideranças pela Educação”, com o objetivo de fortalecer o compromisso com a capacitação de gestores políticos e educacionais de municípios gaúchos.

 

O plano consiste em diversas ações, como a ampliação de vagas na educação infantil, a criação de novas turmas, rotas de transporte escolar e redução em 30% das taxas de reprovação e distorção idade/ano, assim como o fortalecimento da formação continuada dos professores e liderança pedagógica nas escolas.

Texto: Gabriel Muniz/Prefeitura de Gravataí

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.