Doze estados brasileiros já estão emitindo a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou que o Amazonas foi o último estado a aderir à emissão do novo documento. Além disso, Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina já estão aptos a emitir um CIN.
O CIN contém apenas o número de identificação do CPF e tem um QR Code que permite verificar a segurança do documento. Além disso, possui o mesmo código internacional utilizado em passaportes, o MRZ, e pode ser hospedado em papel, policarbonato (plástico) ou digital, através do aplicativo GOV.BR. É válido em todo o território nacional e pode ser utilizado como documento de viagem.
Até o momento, mais de 460 mil CINs físicos foram residentes e mais de 330 mil foram baixados no aplicativo GOV.BR. O prazo de validade da carteira varia conforme a faixa etária do cidadão, sendo 5 anos para crianças de zero a 12 anos incompletos, 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos e indeterminado para quem tem acima de 60 anos.
Com a informação Blog do Juares.



