Caso de coronavírus em gato é descoberto no Rio Grande do Sul pela primeira vez
Foto: BravissimoS/Getty Images

Caso de coronavírus em gato é descoberto no Rio Grande do Sul pela primeira vez

O felino morreu após precisar de apoio respiratório.

Compartilhe esta notícia

Da GBC

O primeiro caso de coronavírus em animais no Rio Grande foi identificado em uma gata de Caxias do Sul, na Serra. O animal apresentou sintomas duas semanas após os tutores dela terem tido a confirmação de Covid-19. Ela foi examinada e testada, o que confirmou o diagnóstico.

O caso começou a ser investigado em fevereiro. Os donos da gata de dois anos, a levaram até um veterinário. Ela estava com falta de ar, rouquidão, tosse, perda de apetite e até perda de peso. Ela fez diversos exames, que não revelaram alterações sanguíneas e nem em funções renais ou hepáticas, mas um deles apontou inflamação nos pulmões.

Para o veterinário, os donos do animal informaram que tinham testado positivo e que não tinham se isolados dos três felinos da casa. Para investigar uma possível relação, o veterinário coletou um amostra nasal do animal e encaminhou para diagnóstico na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Enquanto aguardava o resultado do exame, a gata teve piora do quadro, precisou de apoio respiratório. Após quatro dias de internação apresentou melhora e foi liberada para seguir tratamento sintomático em casa. Mas, acabou morrendo dias depois. Os outros dois felinos da família não apresentaram sintomas, também passaram por coleta de amostras que deram negativos.

O diagnóstico saiu após a gata ter morrido, já em março. Ela testou positivo para a presença do coronavírus. A UCS notificou a Secretaria Municipal de Saúde, que informou ao Centro de Vigilância Estadual em Saúde (CEVS) e, este, à Secretaria Estadual de Agricultura do Rio Grande do Sul e ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Conforme os pesquisadores da Área de Ciências da Vida da UCS, um animal infectado é um caso isolado e raro de ocorrer. Eles destacam que não foram comunicados casos de transmissão de SARS-CoV-2 de gatos para seres humanos. Ou seja, animais se infectam, mas acabam não transmitindo.

Cuidados

Os estudiosos indicam que pessoas que tenham COVID-19 cuidem para não transmitir o vírus para outras pessoas e felinos. Se um tutor (proprietário) com COVID-19 precisar continuar cuidando de seu animal de estimação, ele deve manter medidas básicas de higiene. As medidas incluem lavar as mãos antes de estar perto ou manusear seus animais, sua comida ou seus utensílios. Ele deve usar máscara ao se aproximar do animal e evitar beijar seus animais ou compartilhar alimentos, toalhas ou a cama com eles. Os animais podem ser vítimas da doença e devem ser tratados com responsabilidade e carinho.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!