Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ministério da Saúde diz que não terá vacina contra covid para todos

Ainda não foi definido qual será o público prioritário para ser vacinado.

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Representantes do Ministério da Saúde afirmaram na noite desta sexta-feira (27) que não haverá vacina contra a covid-19 para vacinar toda a população brasileira em 2021.

“Nós definimos objetivos (com grupos prioritários) para a vacinação, porque não temos uma vacina para vacinar toda a população brasileira. Além disso, os estudos não preveem estar trabalhando com todas as faixas etárias inicialmente, então não teríamos mesmo como vacinar toda a população brasileira”, disse Francieli Fontana, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Ainda não foi definido qual será o público prioritário para ser vacinado. Segundo Elcio Franco, secretário-executivo do ministério, serão levados em conta os grupos com risco de ter o quadro grave da doença, a faixa etária, comorbidades e até “aspectos étnicos”.

“O fato de determinados grupos da população não serem imunizados não significa que não estão seguros, porque outros grupos que convivem com aqueles estão imunizados e dessa forma não vão ter a possibilidade de se contaminar com a doença. É por esse motivo que não vacinamos toda a população, por exemplo, contra a influenza”, afirmou. (Revista Fórum)