Foto: Cristine Rochol/PMPA

Ação oferece orientações e testes de HIV/Aids até sexta-feira em Porto Alegre

Ação tem como objetivo ampliar o diagnóstico de HIV e orientar sobre prevenção

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

No primeiro dia de ação pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids, foram realizados 15 testes rápidos de fluido oral no Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27 – Centro Histórico) para identificar a presença do vírus HIV. A iniciativa segue até sexta-feira, 4, e oferece orientações de prevenção, distribuição de preservativos, autoteste para HIV, aconselhamento e prevenção à Covid-19. Nesta quarta-feira, 2, o Centro de Saúde Modelo (avenida Jerônimo de Ornelas, 55 – bairro Santana) fornece os mesmos atendimentos, das 13h às 17h.

Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ação tem como objetivo ampliar o diagnóstico de HIV e orientar sobre prevenção. Pessoas diagnosticadas como reagentes a alguma infecção sexualmente transmissível receberão recomendações e acesso a tratamento. Testes para infecções sexualmente transmissíveis, orientações e acesso a preservativos estão disponíveis também nas unidades de saúde da Capital.

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi instituído há 30 anos pela Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dados

O boletim epidemiológico edição 2020, divulgado pelo Ministério da Saúde nessa terça-feira, 1º, mostra Porto Alegre como a capital com maior taxa de detecção de Aids, a capital com maior taxa de detecção de HIV em gestantes e a capital com o maior coeficiente de mortalidade pela doença. A cidade apresentou taxa de 58,5 casos por 100 mil habitantes em 2019, valor superior ao dobro da taxa do Rio Grande do Sul e 3,3 vezes maior que a taxa do Brasil. No caso da taxa de detecção de HIV em gestantes, Porto Alegre atingiu, em 2019, a taxa de 17,6 casos por mil nascidos vivos, uma taxa seis vezes maior que a taxa nacional e quase duas vezes maior que a taxa do estado do Rio Grande do Sul (9,0).

Consulte a íntegra do boletim epidemiológico de HIV/Aids 2020 no link.

Dia Mundial de Luta Contra a Aids
De 1° a 4 de dezembro: Centro de Saúde Santa Marta, das 8h às 17h, térreo
Dia 2 de dezembro: Centro de Saúde Modelo, das 13h às 17h
Testes rápidos de HIV, orientações quanto à importância da prevenção, detecção e distribuição de preservativos.